GMIDIA.COM
Marcon Máquinas
publicidade

Outubro Rosa: se conhecer é se amar

Campanha nacional de prevenção ao câncer de mama convida as mulheres ao autoconhecimento


Outubro Rosa: se conhecer é se amar O Câncer de mama é o primeiro na lista de casos da doença entre as mulheres. Mas, embora os índices sejam altos, o diagnóstico precoce aumenta as chances de tratamento e de cura. A idade é um dos fatores de maior risco para a doença – quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos – mas diversos outros aspectos comportamentais, biológicos ou hereditários também têm influência. Na Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Garopaba, o foco é a prevenção em qualquer idade! “A prática de exercícios físicos, o consumo de dois litros de água diários, cuidados com a alimentação, principalmente evitando farinha branca e doces são alguns exemplos”, informa a enfermeira da RFCC Ana Paula Soares Casarin. “Procurar manter a imunidade alta, cuidando tabaco, álcool e estresse também é importante, assim como evitar o uso de sutiã de aro em atividades que provoquem qualquer tipo de trauma, como levantar muito peso. Esteja atenta ao uso prolongado da reposição hormonal. Quanto mais natural vivermos, melhor para o nosso organismo”, completa.

NOMEVoluntária da Rede Feminina há 13 anos, Santina Damazio Alexandrina (à esq.) venceu o câncer de mama há cinco, tornando-se um exemplo de luta. “Quando cheguei da praia, me deparei com uma coisa estranha na mama esquerda. Procurei ajuda e foi diagnosticado o câncer de mama. Foi uma correria. Fiz a cirurgia muito rapidamente e, por isso não precisei de quimio nem radioterpaia. Tomei por cinco anos a medicação e hoje estou totalmente livre da doença”, conta. “O câncer passou por mim, deixou um carimbo e se foi. É uma honra poder ajudar outras mulheres, falando de prevenção e dos sinais de alerta. Quem ama se toca, se cuida. Nem todo o nódulo é maligno, a biópsia determina. Mas quando diagnosticamos a tempo, a chance de cura é de 99 a 100%. Não devemos reclamar ou nos desesperar.

Devemos erguer a cabeça e seguir em frente. Se tratar, se cuidar, porque somos seres feitos para passar por altos e baixos. E com a ajuda de familiares, amigos e de Deus, conseguimos vencer!”

NOMEPequenos hábitos
Tanto o câncer de mama quanto o de colo de útero podem ter seu desenvolvimento influenciado por questões externas, por isso, a enfermeira Ana acrescenta algumas dicas:
- Usar preservativo;
- Praticar exercícios físicos diariamente; “Ajudamos o corpo, vemos a natureza, aliviando o estresse diário e evitando pensamentos e preocupações, além de nos sentirmos mais bonitas e saudáveis”, sugere Ana.
- Dormir sem calcinha; “É a hora de arejar a genitália externa, pois passamos o dia abafando com calças apertadas.”
- Não usar protetor diário; “Ele facilita um ambiente para proliferação de fungos e bactérias, o aumento de corrimentos e, consequentemente, o mau- cheiro. É melhor ter uma calcinha extra e trocar durante o dia, do que fazer o uso do protetor, além de economizar e não produzir tanto lixo. O coletor menstrual de silicone também é uma boa opção.”
- Nunca realizar ducha interna; “Ela tira a proteção da parede vaginal contra fungos e bactérias.”
- Usar calcinhas de algodão e roupas largas; “Mesmo tendo que usar calças apertadas durante o dia, você pode trocar de roupa quando chegar em casa.”
- Usar sabonete neutro;
- Secar a calcinha ao sol ou passar, nunca no box ou em lugares úmidos;
- Lavar e secar muito bem a genitália externa – antes do restante do corpo ou ter uma toalha especifica para a região;
- Pegar o resultado de exames realizados;
- Realizar uma vez ao mês o autoexame das mamas, no banho, mais ou menos 10 dias após a menstruação; “Em pouco tempo, a mulher já se conhece muito bem, então se surgir algo novo, ela mesma vai detectar no início. Caso surjam dúvidas, recorra a um profissional da saúde”, completa a enfermeira.

Programação na cidade
NOME



Glaucia Rosa Damazio       08/10/2018 As 15:02:01


Fotos da notícia Outubro Rosa: se conhecer é se amar

Assessoria contabil!!
publicidade

Boletim das Ondas

Veja o boletim completo

Praia do Centro

As ondas entram com boa formação nos picos da região de Garopaba e Praia do Rosa. As dicas são Rosa, Silveira e Ferrugem. Boas ondas e até am...


Rebocal


Rebocal

Rebocal, argamassas e texturas, cobre seu projeto com agilidade e qualidade...

Cobertura de eventos

Campeonato Sub 15 2017Campeonato Sub 15 2017

Fotos da Região

História História

Lazer & Entretenimento

Meri Assessoria Esportiva Meri Assessoria Esportiva




Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :GaropabaMídia
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados