GMIDIA.COM
http://www.pousadagamboa.com.br/
publicidade

Reunião aprova caça de 1 mil baleias para uso tradicional e nega criação do Santuário das Baleias no Atlântico Sul


Reunião aprova caça de 1 mil baleias para uso tradicional e nega criação do Santuário das Baleias no Atlântico Sul Na manhã desta quarta-feira, a 67º reunião da Comissão Internacional da Baleia (CIB), que está sendo realizada até sexta-feira no resort Costão do Santinho, aprovou a caça de mil baleias para fins de subsistência indígena em países como Rússia, Estados Unidos, Dinamarca (Groenlândia) e St. Vincent & Grenadines. O governo brasileiro se absteve nesta votação.

Cercada de polêmicas e interesses dos países baleeiros e reforçando as críticas que não tem finalidade de proteção aos cetáceos, na terça-feira, a Comissão negou a criação do Santuário de Baleias no Atlântico Sul, proposta que vem sendo submetida desde 2001.
“Uma vez mais a proposta do Brasil, Argentina, Uruguai, África do Sul e Gabão para criar um Santuário de Baleias do Atlântico Sul foi bloqueada pelo bloco de países pobres reféns da pressão econômica do Japão na Comissão Internacional da Baleia. Apesar de obter, como em vários anos anteriores, uma maioria de votos, a proposta precisaria de 3/4 de votos para ser aprovada. Foram 39 votos favoráveis, 25 contrários e três abstenções”, comentou José Truda Pallazzo Jr, do Instituto Baleia Jubarte, um dos propositores do Santuário.

Outra questão muito polêmica que será considerada durante a reunião é o fim da moratória contra a caça à baleia, proposta do governo japonês que deve ser votada na quinta-feira. Criada em 1946 para "regular" a caça à baleia em nível global, a comissão aprovou uma moratória à caça comercial destes animais a partir de 1986. Porém, Japão, Noruega e Islândia continuam matando baleias sob o pretexto de ser caça "científica" e objeção legal à moratória.

A Comissão ainda deve votar a Declaração de Florianópolis, proposta brasileira que defende a preservação das baleias e questiona a validade da caça comercial e com fins científicos. Segundo entrevista do Ministro do Meio Ambiente brasileiro Edson Duarte ao jornal O Globo, a declaração visa realinhar a estrutura da comissão para o foco na conservação e em outras formas de exploração, como o turismo de observação.

Na noite do domingo, o Instituto Socioambiental da Praia do Santinho e a Sea Shepherd exibiram o filme The Cove no Boteco da Lomba, ponto estratégico na passagem para o resort. Cerca de 40 pessoas assistiram o filme que depois contou com um debate entre Wendell Estoll, diretor geral da Sea Shepherd Brasil, José Truda Pallazzo Jr do Instituto Baleia Jubarte e Rafael Freitag, do ISAS. Para fechar, o fundador da Sea Shepherd, Capitão Paul Watson, deu a sua contribuição em uma ligação ao vivo e prometeu continuar a batalha da ONG contra os baleeiros.

Na segunda e terça-feira, manifestantes da ONG Hard to Port, que combate a caça de baleias na Islândia, da Sea Shepherd Paraná, da Surfers for Cetaceans e do ISAS se concentraram em frente ao hotel.

Já nesta quarta-feira, a ONG Surfers for Cetaceans realizará um debate na Universidade Federal de Santa Catarina às 19h, no Centro de Física e Matemática, visando apresentar o cenário internacional de conservação dos cetáceos.


fonte: instituto socioambiental santinho



Fernando Bitencourt       13/09/2018 As 10:37:14



Feira de Verão de Garopaba - Preços de Fábrica


Feira de Verão de Garopaba - Preços de Fábrica

O maior sucesso em público e vendas de Garopaba !!! Descontraia, faça b...

Galeria de Vídeos

Praia Central de Garopaba aguardando Vc ...

Cobertura de eventos

Click do leitorClick do leitor

Fotos da Região

Fotos de Turismo Turismo

Lazer & Entretenimento

IKC - Ibiraquera Kite Center IKC - Ibiraquera Kite Center

Nossos espaços publicitários

Banners
Anúncios VIPs
Anúncios em Destaque

Veja nossa tabela de preços completa e escolha a melhor opção no site que apresenta

Resultados Comprovados!





Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :GaropabaMídia
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados