GMIDIA.COM
http://www.pousadagamboa.com.br/
publicidade

Prepare-se: Vem aí o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

A ação acontece há 8 anos em todas as praias de Garopaba, com o apoio das entidades da região


Prepare-se: Vem aí o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias Marque na sua agenda uma data: 15 de setembro (sábado), quando é realizado o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP). Neste ano, a ação que acontece desde 2011 em Garopaba e 2014 em Imbituba, contará com mais entidades para realizar o mutirão de limpeza nas praias de Laguna e também na Guarda do Embaú.

O propósito é que esta rede de instituições engajadas no cuidado e proteção do litoral catarinense cresça a cada ano, potencializando as parcerias e dinamizando ações conjuntas.

Como um dos realizadores do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP) em Garopaba, o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC), juntamente com Instituto Ecosurf de Imbituba, o Instituto Ambiental Boto Flipper de Laguna e a Reserva Mundial do Surf da Guarda do Embaú (SC), estão focados em mobilizar o maior número de pessoas.

NOMEPara esta atividade coletiva, os parceiros do IMMC são: AMA (Associação Comunitária Amigos do Meio Ambiente), Grupo de Escoteiros Ilha Terceira, Ferrugem Viva, Projeto Gaia Village, Instituto Baleia Franca, Filhas do Mar, Let’s Go Surfing Girls, Associação Amo Gamboa, Associação de Surf de Garopaba e Associação de Surf da Ferrugem.

International Coastal Cleanup
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP), ou International Coastal Cleanup como é conhecido internacionalmente, é uma ação global promovida desde 1986 pela ONG norte-americana “The Ocean Conservancy” para mobilização de voluntários em várias partes do mundo para despoluir ambientes costeiros, coletar e registrar o 'lixo' que é deixado nestes locais. Todos os dados levantados são utilizados para subsidiar políticas públicas nacionais e internacionais, incluindo o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar. Esta ação de Limpeza das Praias também é uma atividade associada à campanha MARES LIMPOS da Organização das Nações Unidas (ONU) e também da campanha do Cleanup Day que pretende mobilizar 5% da população mundial para despoluir ambientes naturais este ano. A ação já está confirmada para acontecer em 150 países e no Brasil 320 cidades brasileiras estarão participando.

A mobilização é considerada a maior ação global para despoluição dos ambientes naturais do planeta. Milhares de pessoas em várias partes do planeta vão às praias, rios, lagoas, praças, parques e trilhas, coletar resíduos deixados.

NOME Mais de 82 mil resíduos fora do meio ambiente
O IMMC junto com a AMA e entidades locais parceiras já mobilizaram 1.520 pessoas e retiraram cerca de 82.000 resíduos de 9 pontos das praias de Garopaba, através do DMLRP, desde setembro de 2011, com o auxílio dos alunos e professores da rede pública de ensino, grupos e associações parceiras do Instituto.

Sobre o IMMC
O Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC) é uma organização social, sem fins lucrativos, que desenvolve o Programa de Educação Ambiental Monitoramento Mirim Costeiro, uma Tecnologia Social pioneira no Brasil de educação para a conscientização da preservação da zona costeira e valorização da cultura tradicional de Garopaba (SC).

Com este Programa conquistou o Prêmio América Latina Verde 2017 na categoria ‘Oceanos’ entre 2.409 inscritos de 36 países da América Latina e o Prêmio IGK 2017 - A grande jogada social, do Instituto Guga Kuerten, na categoria Ação Educativa Ambiental. É ainda um Comitê Voluntário instituído na Conferência dos Oceanos 2017, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), sendo um exemplo de solução para a educação de crianças para resolução da problemática de poluição dos oceanos. Em dezembro de 2017, abriu sua sede no Centro Histórico de Garopaba, que foi estruturada como um Centro de Referência em Educação Socioambiental na região.

Já foram beneficiados, desde 2012, 1.500 alunos de 12 Escolas Municipais de Garopaba, além de envolver mais de 30 professores da Rede de Ensino com o Monitoramento Mirim Costeiro. Fizeram 114 saídas a campo, 197 aulas teórico-participativas, além da instalação de 22 placas informativas com indicadores locais nas principais vias de acesso das praias monitoradas.

Serviço:
O quê:
Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
Quando:Dias 15 e 16 de setembro, a partir das 9h
Onde:Em todas as prias de Garopaba, Imbituba, Laguna e na Guarda do Embaú

Fonte: Jornalista Cris Guimarães/Monitoramento Mirim Costeiro
Fotos: Monitoramento Mirim Costeiro



GMIDIA       15/09/2018 As 18:32:08


Fotos da notícia Prepare-se: Vem aí o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

energia limpa, gratuita, inesgotável e sustentável
publicidade

Boletim das Ondas

Veja o boletim completo

Praia do Centro

As ondas entram com boa formação nos picos da região de Garopaba e Praia do Rosa. As dicas são Rosa, Silveira e Ferrugem. Boas ondas e até amanh...


TEAHUPOO PIZZARIA


TEAHUPOO PIZZARIA

Pizza em Garopaba. Pizzas salgadas e doces. Forno a lenha. Horário de at...

Cobertura de eventos

6º Festival Surf Eco Garopaba6º Festival Surf Eco Garopaba

Fotos da Região

Turismo Turismo

Lazer & Entretenimento

Edmundo Diversões Náuticas Edmundo Diversões Náuticas




Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :GaropabaMídia
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados