GMIDIA.COM
Restaurante e Pizzaria
publicidade

Raro filhote albino de baleia franca é visto na com sua mãe Praia do Rosa

No último sábado (30), no alto de um morro na praia do Rosa, em Imbituba, ele registrou as imagens com um drone.


Raro filhote albino de baleia franca é visto na com sua mãe Praia do Rosa Há 15 anos, uma baleia então filhote quis se aventurar longe da mãe e se perdeu. Nadou 14 km pelo canal que liga o mar à lagoa Santa Marta, em Laguna (SC), e encalhou.

A bióloga Karina Groch, 45, do Instituto Australis/Projeto Baleia Franca, coordenou os trabalhos de resgate, com a ajuda da Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros, da Capitania dos Portos e de pescadores locais.



A primeira tentativa de rebocá-la foi feita com barcos artesanais. Somente depois de 30 horas, conseguiram desprender o animal do banco de areia. A baleia ganhou o nome de Sunset (pôr do sol, em inglês). Era uma quinta-feira, dia 31 de julho de 2003.

Símbolo do esforço, a data do salvamento de Sunset foi escolhida pelo Instituto Australis como o Dia Nacional da Baleia Franca.

No ano passado, Sunset, que se distingue das companheiras normalmente bicolores por ter uma mancha cinza nas costas, voltou às águas catarinenses para parir um filhote.

No último final de semana, foi avistada lado a lado com sua cria, ainda mais rara do que ela, por fazer parte do pequeníssimo grupo de baleias albinas.

O macho albino foi batizado de Laguna. Ambos foram vistos e filmados pelo médico Luiz Augusto Gonzaga, 51, que, apesar de morar no litoral há 25 anos, pela primeira vez saiu para observar baleias.

No último sábado (30), no alto de um morro na praia do Rosa, em Imbituba, ele registrou as imagens com um drone.

"Meu coração disparou. Senti uma emoção intensa. Tive o privilégio de observar a forte relação de amor dela com o filhote", conta ele.

Karina Groch relata também com emoção a nova vinda de Sunset: "Ela foi a nossa primeira baleia resgatada com vida após encalhe. É como uma recompensa pelos anos de trabalho dedicados à conservação".

Águas quentes
Como outras fêmeas de sua espécie, Sunset migrou das Ilhas Geórgias do Sul, próximas às Malvinas, no Atlântico Sul, para amamentar seu filhote na costa brasileira, onde a água é mais quente e menos perigosa.

"As baleias francas são mães amorosas. Após os oito ou nove anos de idade, geram um filhote a cada três anos e fazem todo o possível para garantir que eles fiquem bem. São carinhosas e muito protetoras", diz a bióloga, participante do projeto há 22 anos.

O filhote é considerado na nomenclatura técnica como semialbino, pois, quando crescer, a parte branca do corpo ficará cinza e manchas pretas surgirão. Segundo os biólogos, é com certeza macho, pois a característica genética não é transmitida para as fêmeas.

"São filhotes raros. O primeiro que registramos foi no ano 2000. Desde então devemos ter visto pouco mais de dez casos", conta Groch.

No ano que vem, a musa do instituto não deverá aparecer em Santa Catarina, estimam os pesquisadores. É que ela deve passar por um período de descanso depois de três anos dedicados exclusivamente à maternidade.

As baleias francas são cetáceos que podem atingir 14 metros e pesar 60 toneladas. Desde o início do Projeto Baleia Franca, em 1982, 800 foram avistadas no litoral catarinense. Um número expressivo, já que em 1973, após séculos de caçadas para a extração da gordura abundante de seu corpo e de barbatanas, foram consideradas extintas na região.

Entre 1740 e 1796, foram erguidas seis armações baleeiras no estado. A de Imbituba foi a última a fechar, em 1973.



Veja a reportagem completa no G1

Aline Torres em Florianópolis 01/08/2018 - 17h55



GMIDIA       01/08/2018 As 21:42:38


Compre seu celular aqui, faça manutenção!!
publicidade

Boletim das Ondas

Veja o boletim completo

Praia do Centro

As ondas entram com bom tamanho e formação na região de Garopaba e Praia do Rosa. As dicas são os picos: Rosa, Silveira, e Ferrugem. Boa sorte, ...


Flats no Rosa


Flats no Rosa

Oferecemos Casas e Flats com bom nível para atender hóspedes exigentes. ...

Galeria de Vídeos

Garopaba por Hubble

Cobertura de eventos

3ª Festa das Antigas3ª Festa das Antigas

Fotos da Região

Cultura Cultura

Lazer & Entretenimento

IKC - Ibiraquera Kite Center IKC - Ibiraquera Kite Center

Nossos espaços publicitários

Banners
Anúncios VIPs
Anúncios em Destaque

Veja nossa tabela de preços completa e escolha a melhor opção no site que apresenta

Resultados Comprovados!





Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :GaropabaMídia
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados