GMIDIA.COM
Placas e Lacres para Veículos e Motos
publicidade

Festa em Garopaba dá boas vindas as Baleias


Festa em Garopaba dá boas vindas as Baleias O centro histórico de Garopaba recebeu centenas de participantes no sábado (28/07) para a terceira celebração de boas vindas as Baleias Franca.

O final de semana foi abençoado com tempo bom, teatro, dança, gastronomia típica, Ioga, contação de histórias, shows musicais, atividades recreativas e educativas com crianças e várias outras atividades para celebrar a vinda das baleias Franca ao litoral catarinense. Esses dóceis gigantes cetáceos costumam visitar o berçário de Santa Catarina entre junho e novembro.

A ação acontece desde 2016 e é organizada por entidades socioambientais e comunitárias da cidade, com apoio da prefeitura de Garopaba. Tem por objetivos ressaltar a importância da Baleia Franca para o planeta, informar, conscientizar e reforçar a necessidade de proteger o berçário, que na última década tem estado cada vez menos acolhedor para esta espécie ameaçada de extinção, além de integrar a temporada da Baleia à rotina das comunidades tradicionais e visitantes.

O evento, que atraiu mais de 500 participantes ao longo do dia, iniciou com a fala das entidades organizadoras e apoiadoras. Jackson Sena, Secretário de Turismo, Esporte e Desenvolvimento do município, elogiou a importância do evento e disse que “a partir do próximo ano ele será incluído no calendário oficial de Garopaba”. Na sequência, a diretora de teatro Eveline Klein leu a carta de boas vindas às baleias, um dos momentos mais emocionantes da festa.

Em seguida foram lançados os roteiros ecoculturais da Rede de Turismo de Observação de Baleias por Terra (TOBTerra) em parceria com a Associação de Desenvolvimento Territorial Costa Catarina, que promove o Turismo de Base Comunitária e Cultural (TBC) há 10 anos no território, assim como a mostra de produtos típicos dos artesãos e produtores locais tradicionais. Destaque para os depoimentos de Isabel Machado, da comunidade Quilombola do Morro do Fortunato, e de Luiz Fernando, neto do Vô Zeca, dono de Engenho e Alambique do Macacu, dois dos receptivos culturais mais visitados na região, mostrando que ainda existem jovens sucessores para continuar as tradições do território.

Continuando a festa, a apresentação do Ballet Arco-Íris, denominado ‘Homenagem à Baleia Franca’, dirigido pela Professora Fabiana Guimarães, levou dezenas de crianças a dançar e brincar na Praça 21 de Abril, do centro histórico. E a peça teatral ‘Garopaba, uma história para contar’, com roteiro e direção de Eveline Klein, emocionou todos os presentes. No entardecer, Claudia Aragào, coordenadora das filhas do mar, conduziu uma prática de Yoga pela paz das baleias e da comunidade. As apresentações musicais do Sol, Kaala Shaw, Josimar, Rock Brothers e Resilientes fecharam a festa com chave de ouro, com direito a participação especial de Fernando Noronha, um dos melhores guitarristas brasileiros, que há tempo mora em Garopaba e sempre apoiou as causas ambientais e sobretudo das baleias.

A Celebração tem como principais realizadores o movimento Berçário Livre, as Filhas do Mar, a AMA – Associação Amigos do Meio Ambiente para o Turismo e Desenvolvimento Sustentáveis, a Rede TOBTerra, a associação Costa Catarina, a Prefeitura de Garopaba, Secretaria do Turismo de Garopaba, Instituto Monitoramento Mirim Costeiro, Ecosurf, ACAPRA, Walter Caira e agência Voodoo.
Conta com o apoio da Convés Turismo, Lets Go Surfing, Trilhas Gabriela Lopes, ASG, APAE, Vive Marithme, Casa do Padre, Trem Bom, Paróquia São Joaquim, Programa de Rádio Visão Social, Programa Frequência Radical, Eveline Klein, Ballet Arco-Íris, Kaala Shaw, Josimar, Rock Brothers, Resilientes, Polícia Militar de Garopaba, Gráfica Pinta, e projeto de surfe educa Nias.



Fernando Bitencourt       30/07/2018 As 11:04:33


Fotos da notícia Festa em Garopaba dá boas vindas as Baleias

Confira nossas ofertas!!
publicidade

Boletim das Ondas

Veja o boletim completo

Praia da Ferrugem

As ondas entram com boa formação nos picos da região de Garopaba e Praia do Rosa. As dicas são Rosa, Silveira e Ferrugem. Boas ondas e até am...


Auto Placas Garopaba


Auto Placas Garopaba

AUTO PLACAS GAROPABA Placas para veículos e motos em geral, lacres e tarj...

Galeria de Vídeos

Eco Garopaba

Cobertura de eventos

Click do leitorClick do leitor

Fotos da Região

Garopaba Garopaba

Lazer & Entretenimento

Sand & Ball Sport Center Sand & Ball Sport Center




Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :GaropabaMídia
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados