GMIDIA.COM

Espetáculo de contação de histórias acontece nesta sexta-feira

Evento toma parte no salão da Igreja São Joaquim, no Centro Histórico de Garopaba


Espetáculo de contação de histórias acontece nesta sexta-feira Nesta sexta-feira (9), acontece no salão paroquial da Igreja São Joaquim o espetáculo de contação de Histórias Uma lavadeira de histórias, com a participação da artista Daniele Pamplona. A apresentação é indicada para crianças - a partir de quatro anos – e adultos. Os ingressos custam R$10 para os pequenos e R$20 para os maiores e podem ser adquiridos com a organização por meio da Contadora de Histórias Joy Kwiatkowski (Fone: 48 9961-30968), ou na página do evento.

O espetáculo
Uma lavadeira de histórias se propõe a homenagear e resgatar a cultura e tradição das mulheres lavadeiras do Brasil a fora, que todos os dias, unidas por seus cantos e histórias enfrentam a dura labuta de lavar na beira do rio, debaixo do sol, esperando o vento e o tempo. Do vale do Jequitinhonha nas Minas Gerais, aos rios do Sergipe, passando pelas bicas do Rio de Janeiro e à lagoas do Rio Grande do Sul, lá está um grupo de mulheres com esperança nos olhos, trouxa de roupa na cabeça e na boca histórias e cantos passados de geração em geração.

É nesta atmosfera que a contadora de histórias e atriz Daniele Pamplona dá voz aos contos Maria Borralheira, transposto para a oralidade a partir das versões de Augusto Pessoa e Silvio Romero e A Tartaruga e a Fruta Amarela, trasposto para a oralidade a partir da versão de Ricardo Azevedo. Intercalados por músicas e elementos da cultura popular, o espetáculo pretende envolver o espectador na atmosfera do conto popular brasileiro.

NOMESobre a artista
Daniele conta histórias desde menina e em sua carreira foi desenvolvendo em paralelo o trabalho de atriz e de contadora de histórias procurando estratégias de convergência dos trabalhos. Desde 2009, desenvolve pesquisa teórico-prática ligada à oralidade e da contação de histórias a partir de autores como Gilka Girardello, Marie Schedlock, Ruth Sawyer, Regina Machado, Celso Sisto, Maria de Lurdes Patrini e Luiz Abreu.

Tem preferência e pesquisa voltada aos contos populares brasileiros em sua tríade: Fonte, registro e versão. Seu artigo mais recente intitulado O jogo da oralidade na prática do contador de histórias fala sobre sua inspiração no jogo teatral e na expressividade natural dos contadores de histórias tradicionais como dois contrapontos que em muito se assemelham na busca por uma espontaneidade com qualidade técnica ao narrar histórias.

O espetáculo aqui descrito nasceu desta paixão pelos contos populares brasileiros e pelo desejo de reforçá-los na figura feminina da lavadeira, presente em muitos contos e responsável por transmissão de cultura através da oralidade presente em suas histórias, cantos e memórias. O Brasil, sua diversidade e força presente nos contos inspiram a pesquisa que traz histórias com paixão e entrega.

Fonte: Divulgação Joy Kwiatkowski/Daniela Pamplona



Glaucia Rosa Damazio       07/03/2018 As 15:23:58


Fotos da notícia Espetáculo de contação de histórias acontece nesta sexta-feira

Aprenda agora à fazer Doces Personalizados de forma Profissional.


O Melhor e mais Completo Curso de Personalização em Doces Já Visto, do Básico ao Avançado! Truques e Segredos que irão Elevar sua Habilidade em Personalizar Doces! Você nunca viu antes!


Pousada Nanaco


Pousada Nanaco

A Pousada Nanaco está localizada no Centro de Garopaba. Dispõe de 24 suí...

Galeria de Vídeos

Praia de Garopaba

Cobertura de eventos

Ferraz x Vera CruzFerraz x Vera Cruz

Fotos da Região

Fotos de Cultura Cultura

Lazer & Entretenimento

DJ Alemão - Som - Luz e Palco DJ Alemão - Som - Luz e Palco




Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :GaropabaMídia
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados