GMIDIA.COM
publicidade

GRUPO SÃO LUIZ GONZAGA: UM LEGADO PRECIOSO

Como forma de valorizar o evento dia 20 próximo, que promove um Encontro de Bois de Mamão, publicamos esta coluna


GRUPO SÃO LUIZ GONZAGA: UM LEGADO PRECIOSO Destacar pessoas ou grupo de pessoas cujas existências simbolizam uma presença que deixa marcas e contribuem de forma ativa para uma causa é uma tarefa que se entende como significativa.

O caso do Grupo Folclórico São Luiz Gonzaga, da Encantada, constitui exemplo. Atuante em de festas, eventos culturais ou outros tipos de encontro o Grupo tem representado Garopaba de forma brilhante por onde se apresenta em especial nas Festas da Cultura Açoriana coordenadas pelo Núcleo de Estudos Açorianos - NEA da Universidade Federal de Santa Catarina, das quais participa desde a sua 1ª edição, nos idos de 1993, em Itajaí, quando se destacou na participação na missa açoriana.

Lembramos que na edição do 4º AÇOR, em Penha o Grupo foi premiado com o Troféu Açorianidade como reconhecimento por seus méritos. O troféu que se encontra na sede da prefeitura deveria ser devolvido ao grupo. Outro feito importante foi a gravação de um CD apresentando a cantoria do Divino, que foi apresentado em um Congresso nos Açores por Joi Cletson, então Coordenador do NEA e constitui um belo trabalho.

As práticas de cantoria do Terno de Reis, de promover a brincadeira do boi de mamão, de atuar de forma ativa nos festejos da Bandeira do Divino, além de outras tradições como o pão por Deus, que ainda se pratica na comunidade do Morro da Encantada e que são os principais destaques do Grupo são de longa data, cuja memória se alonga no tempo, segundo Jaime Pereira, uma das principais lideranças do Grupo com quem conversamos.

O Grupo que formalizou a sua criação em maio de 1997, prossegue uma tradição que vem de pessoas como os senhores: Romeu Faustino, Marcílio Constante, Fortunato, Abílio Custódio, Chiquinho (Professor Francisco Pacheco), Joca Belo, e Carmo, entre outros, que já na década de 1950 desenvolviam estas atividades de cunho religioso e folclórico, integrantes do modo de viver da comunidade herdada dos antepassados e que vai se encontrar as raizes na chegada dos açorianos e na influencia da Igreja Católica, aqui em Garopaba adaptado e cuja manifestação encontra no Grupo uma valiosa forma de expressão dos modos de fazer e conviver dos primeiros habitantes daqui.

Atualmente (2014) o Grupo São Luiz Gonzaga tem uma identidade construída a partir de si mesmo e de apoios da prefeitura municipal e de pessoas como o falecido Raw e o Marinho que muito contribuíram com as atividades do Grupo e que está a merecer maior atenção do conjunto dos garopabenses.

Jaime destacou que o professor Chiquinho teve fundamental papel na formação e na formação do Grupo, pois promovia atividades na Escola que possibilitaram a vivência e o gosto pelas brincadeiras além do encantamento pelos preceitos ligados às práticas de louvor, de entretenimento e socialização vinculados a valores como respeito, valorização do culto ao divino, da integração e apreço à natureza, hoje tão raros.

Segundo Jaime, os desafios e propósitos são vários. Destaca que em seu entender a prioridade é o desenvolvimento de um projeto envolvendo as crianças da comunidade para entendam e vivenciem as cantorias e brincadeiras, pois desta forma será assegurada a continuidade do Grupo. A elaboração de um relato histórico analisando a história do Grupo, a gravação de CDs, o aperfeiçoamento da formação do Grupo, a realização de oficinas para montagem e manutenção dos objetos e equipamentos constituem metas que podem assegurar a consolidação do Grupo São Luiz Gonzaga e que podem se tornar realidade se contar com apoio do poder público e dos garopabenses em geral.

A existência do Grupo já é um feito e a sua permanência entre nós representa uma forma de atualizar aspectos importantes das gerações que nos antecederam e que figuram como elementos constituintes da nossa história.

Foto: Arquivo pessoal



João Pacheco de Souza       15/01/2018 As 15:04:25


energia limpa, gratuita, inesgotável e sustentável
publicidade

Academia da Lagoa


Academia da Lagoa

Horário: Seg a Sex - 7:00 às 22hs - Sábado - 8:00 às 11:00hs Planos: M...


Rebocal


Rebocal

Rebocal, argamassas e texturas, cobre seu projeto com agilidade e qualidade...

Cobertura de eventos

Ferraz x Vera CruzFerraz x Vera Cruz

Fotos da Região

Fotos de Garopaba Garopaba

Lazer & Entretenimento

Pitaya Beach Club Pitaya Beach Club




Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :GaropabaMídia
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados