GMIDIA.COM
publicidade

GRUPO SÃO LUIZ GONZAGA: UM LEGADO PRECIOSO

Como forma de valorizar o evento dia 20 próximo, que promove um Encontro de Bois de Mamão, publicamos esta coluna


GRUPO SÃO LUIZ GONZAGA: UM LEGADO PRECIOSO Destacar pessoas ou grupo de pessoas cujas existências simbolizam uma presença que deixa marcas e contribuem de forma ativa para uma causa é uma tarefa que se entende como significativa.

O caso do Grupo Folclórico São Luiz Gonzaga, da Encantada, constitui exemplo. Atuante em de festas, eventos culturais ou outros tipos de encontro o Grupo tem representado Garopaba de forma brilhante por onde se apresenta em especial nas Festas da Cultura Açoriana coordenadas pelo Núcleo de Estudos Açorianos - NEA da Universidade Federal de Santa Catarina, das quais participa desde a sua 1ª edição, nos idos de 1993, em Itajaí, quando se destacou na participação na missa açoriana.

Lembramos que na edição do 4º AÇOR, em Penha o Grupo foi premiado com o Troféu Açorianidade como reconhecimento por seus méritos. O troféu que se encontra na sede da prefeitura deveria ser devolvido ao grupo. Outro feito importante foi a gravação de um CD apresentando a cantoria do Divino, que foi apresentado em um Congresso nos Açores por Joi Cletson, então Coordenador do NEA e constitui um belo trabalho.

As práticas de cantoria do Terno de Reis, de promover a brincadeira do boi de mamão, de atuar de forma ativa nos festejos da Bandeira do Divino, além de outras tradições como o pão por Deus, que ainda se pratica na comunidade do Morro da Encantada e que são os principais destaques do Grupo são de longa data, cuja memória se alonga no tempo, segundo Jaime Pereira, uma das principais lideranças do Grupo com quem conversamos.

O Grupo que formalizou a sua criação em maio de 1997, prossegue uma tradição que vem de pessoas como os senhores: Romeu Faustino, Marcílio Constante, Fortunato, Abílio Custódio, Chiquinho (Professor Francisco Pacheco), Joca Belo, e Carmo, entre outros, que já na década de 1950 desenvolviam estas atividades de cunho religioso e folclórico, integrantes do modo de viver da comunidade herdada dos antepassados e que vai se encontrar as raizes na chegada dos açorianos e na influencia da Igreja Católica, aqui em Garopaba adaptado e cuja manifestação encontra no Grupo uma valiosa forma de expressão dos modos de fazer e conviver dos primeiros habitantes daqui.

Atualmente (2014) o Grupo São Luiz Gonzaga tem uma identidade construída a partir de si mesmo e de apoios da prefeitura municipal e de pessoas como o falecido Raw e o Marinho que muito contribuíram com as atividades do Grupo e que está a merecer maior atenção do conjunto dos garopabenses.

Jaime destacou que o professor Chiquinho teve fundamental papel na formação e na formação do Grupo, pois promovia atividades na Escola que possibilitaram a vivência e o gosto pelas brincadeiras além do encantamento pelos preceitos ligados às práticas de louvor, de entretenimento e socialização vinculados a valores como respeito, valorização do culto ao divino, da integração e apreço à natureza, hoje tão raros.

Segundo Jaime, os desafios e propósitos são vários. Destaca que em seu entender a prioridade é o desenvolvimento de um projeto envolvendo as crianças da comunidade para entendam e vivenciem as cantorias e brincadeiras, pois desta forma será assegurada a continuidade do Grupo. A elaboração de um relato histórico analisando a história do Grupo, a gravação de CDs, o aperfeiçoamento da formação do Grupo, a realização de oficinas para montagem e manutenção dos objetos e equipamentos constituem metas que podem assegurar a consolidação do Grupo São Luiz Gonzaga e que podem se tornar realidade se contar com apoio do poder público e dos garopabenses em geral.

A existência do Grupo já é um feito e a sua permanência entre nós representa uma forma de atualizar aspectos importantes das gerações que nos antecederam e que figuram como elementos constituintes da nossa história.

Foto: Arquivo pessoal



João Pacheco de Souza       15/01/2018 As 15:04:25


Confira nossas ofertas
publicidade

Pousada Gamboa


Pousada Gamboa

Localizada no extremo norte de Garopaba e ao sul de Florianópolis, a Praia...


H2O SUSHI BAR


H2O SUSHI BAR

Desde 2006, o H2O Sushi Bar oferece os mais variados tipos de pratos orient...

Galeria de Vídeos

Praia do Rosa, sol nascente!!

Cobertura de eventos

Quermesse Garopaba 2018 5º diaQuermesse Garopaba 2018 5º dia

Fotos da Região

Fotos de Cultura Cultura

Lazer & Entretenimento

LTC Futebol Indoor LTC Futebol Indoor




Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :GaropabaMídia
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados