GMIDIA.COM
CLINICA VETERINÁRIA
publicidade

Perturbação de sossego lidera chamados para o 190 em Santa Catarina em 2017

De todos os chamados recebidos, 14% está ligado a casos entre vizinhos


Perturbação de sossego lidera chamados para o 190 em Santa Catarina em 2017 No ano em que Santa Catarina vive uma escalada na violência com o aumento de homicídios – principalmente na Capital, onde o número assassinatos em 2017 já superou em 94% o total registrado em 2016 –, a Polícia Militar do Estado atua em um cenário onde o mais intenso fluxo de serviço parte da própria população, incomodada com o barulho dos vizinhos.

De 1º de janeiro até a metade de novembro deste ano, das cerca de 904 mil ligações atendidas pelos agentes no Estado, 129.857 (14,36% do total) eram para restabelecer o sossego de moradores.
São, em média, 16,9 ligações por hora, de um chamado que demora para ser encerrado entre 25 minutos, caso haja mediação e o denunciado colabore, e 50 minutos, quando não há mediação e se torna necessário lavrar um termo circunstanciado. Cinquenta minutos é a mesma média de tempo que a PM leva para atender a uma tentativa de homicídio sem prisão em flagrante do autor, por exemplo.

NOME

Somadas, as três principais ocorrências atendidas pelos policiais do Estado no período representam quase metade de todas as ligações e são, em geral, pedidos de verificações motivados muitas vezes por desordens, como chama a PM.

Apesar de serem considerados atendimentos de risco leve, se houver viaturas e policiais disponíveis no momento do registro do chamado, todas as ligações desse tipo são prontamente atendidas, garante o major da 7ª seção da PM em Florianópolis, Joamir Rogério Campos, que atua no setor de inovação tecnológica, projetos e processos.

A polícia acredita que outros chamados mais graves poderiam ser atendidos no Estado caso houvesse mais diálogo entre os moradores, já que a PM trabalha não só com a repressão de crimes, mas também com a prevenção. "Deixamos de realizar algum outro tipo de operação preventiva em determinada área visando a redução de algum crime mais grave", alerta.

Fiscalização difícil
O aumento do individualismo e a diminuição do respeito entre os cidadãos em cidades cada vez mais verticalizadas, com alta concentração e fluxo de pessoas são dois dos principais gatilhos que justificariam a dificuldade em criar um laço com a vizinhança. Em consequência, os fatores resultam no alto número de ocorrências geradas a partir de perturbações do trabalho ou sossego alheio, analisa o professor de Direito da Univali e mestre em Sociologia Política, Eduardo Guerini.

Para o professor, hoje em dia as pessoas não se conhecem mais e também não respeitam as regras, como os códigos de conduta de condomínios, por exemplo. Outro problema, aponta o especialista, é “o descaso com leis municipais, que também não funcionam porque não existe como fiscalizar questões individuais”. Guerini acredita que um boa dose de bom senso serviria para colaborar na redução do alto número desse tipo de chamado feito diariamente à Polícia Militar: "O que nós estamos colhendo é decorrente da falta de investimento em educação no Brasil, no Estado e nos municípios. Existe uma desvalorização contundente das regras básicas de conduta e ainda vivemos a pedagogia invertida, na qual os representantes não dão bons exemplos para seus representados. É preciso que exista uma solidariedade mínima entre os vizinhos."

Fonte: Diário Catarinense
Foto: Jaime Batista da Silva / Arquivo Pessoal



GMIDIA       11/12/2017 As 16:13:56


Fotos da notícia Perturbação de sossego lidera chamados para o 190 em Santa Catarina em 2017

Confira nossas ofertas
publicidade

GAROPAVET CLÍNICA E PET SHOP E PRODUTOS VETERINÁRIOS EM GAROPABA


GAROPAVET CLÍNICA E PET SHOP E PRODUTOS VETERINÁRIOS EM GAROPABA

Clínica Veterinária em Garopaba: Atendimento veterinário, consultas, vac...


ÓPTICA GURIAS DE IPANEMA - Pronto Socorro de Óculos - Urgência e Emergência


ÓPTICA GURIAS DE IPANEMA - Pronto Socorro de Óculos - Urgência e Emergência

Óptica Gurias de Ipanema - Pronto Socorro de Óculos - Urgência e Emergê...

Cobertura de eventos

Rosa NorteRosa Norte

Fotos da Região

Fotos de Garopaba Garopaba

Lazer & Entretenimento

IKC - Ibiraquera Kite Center IKC - Ibiraquera Kite Center




Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :Afiliado Digital
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados