GMIDIA.COM
Placas e Lacres para Veículos e Motos
publicidade

Auguste de Saint-Hilaire visita Garopaba em 1820


Auguste de Saint-Hilaire visita Garopaba em 1820 Dentre as visitas ilustres que Garopaba recebeu, pode-se destacar a que ocorreu em maio de 1820, com a passagem de Auguste de Saint Hilaire que visitou Curitiba, a Província de Santa Catarina e a do Rio Grande do Sul naquela viagem. A resposta sobre o valor ou significado dessa visita para que mereça ser lembrada é uma das tentativas desta coluna.

Lembramos inicialmente que Saint Hilaire foi um botânico que veio para o Brasil em 1816, acompanhando a missão do duque de Luxemburgo, que tinha por objetivo resolver o conflito que opunha Portugal e França quanto à posse da Guiana. Apesar de ter conseguido fazer parte da missão graças a suas relações pessoais, Saint-Hilaire obteve a aprovação do Museu de História Natural de Paris e financiamento do Ministério do Interior. O naturalista deixou o Brasil em 1822. A respeito da sua obra Comenta a “Brasiliana da Biblioteca Nacional”, página 69:A viagem do botânico Auguste de Saint-Hilaire ao Brasil foi paradigmática no que diz respeito à forma como os cientistas da Europa dita civilizada se relacionou com o Brasil no início do século XIX. Extraímos estes dados da Wikipédia que ainda nos dizque uma das características mais marcantes do envolvimento de Saint-Hilaire com o Brasil foi sua vinculação aos discursos e práticas utilitárias e filantrópicas que dominam a literatura de viagens desde fins do Antigo Regime.
De sua longa lista de publicações sobre as diversas viagens realizadas pelas regiões brasileiras, em torno de 13, destacamos: Quadro Geográfico da Vegetação Primitiva na Província de Minas Gerais;Viagem ao Espírito Santo e Rio Doce. 1818; Viagem pelas províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais; Viagem às nascentes do Rio São Francisco e pela província de Goiás; Viagem à província de São Paulo e Viagem a Curitiba e Santa Catarina em 1820 nas quais descreve aspectos importantes das paisagens e do modo viver das populações por onde circulou registrando dados importantes, o que pode indicar a relevância do seu depoimento sobre a sua passagem por Garopaba.

A descrição que faz sobre sua passagem por Garopaba pode ser considerada relevante pelo registro que faz e se considera a época em que poucos escritos se encontram disponíveis a respeito e que já foi utilizada na obra de Fernando Bitencourt sobre Garopaba como também no livro do padre Besen que trata dos 150 anos da Paróquia de São Joaquim de Garopaba. Ela escreve sobre a sua chegada e péssima acolhida pelo responsável pela armação baleeira, de sua visita à casa de Manoel Marques Guimarães em que destaca a amabilidade e relevância da fazenda como também descreve as plantas que encontrou no caminho que percorreu desde a armação até a fazenda que se localizava onde funcionou o Hotel Bavária. Tece considerações sobre as dimensões e importância da armação baleeira comparando com a armação de Itapocoroi, localizada no município de Penha. Esta descrição se estende entre as páginas 187 e 195 do livro “Viagem a Curitiba e Província de Santa Catarina”, publicado pela editora da USP em 1978. Enfim um depoimento ou relato que entre outras coisas atesta a existência da armação e presença de uma população residente em Garopaba.

Temos assim o olhar de um estrangeiro letrado sobre aspectos de Garopaba que ajuda a vislumbrar como transcorria nos idos de 1820, exatos dez (10) que antecederam a criação da Freguesia de Garopaba ocorrida em 9 de dezembro de 1830 que vai completar 187 anos neste de 2017. Esperamos assim ter destacado um fato que se reveste de valor para se conhecer um pouco mais sobre Garopaba.



João Pacheco de Souza       17/11/2017 As 13:53:07


Assessoria contabil!!
publicidade

Boletim das Ondas

Veja o boletim completo

Praia do Silveira

As ondas entram com boa formação na região de Garopaba e Praia do Rosa. As dicas são os picos: Rosa e Ferrugem. Começou a pesca da tainha, ante...


VENDE-SE UMA PROPRIEDADE – CAMPO DUNA – GAROPABA –SC


VENDE-SE UMA PROPRIEDADE – CAMPO DUNA – GAROPABA –SC

Lote 508m2 – Casa 202m2 Toda em Porcelanato, Quartos com Piso Laminado, ...

Galeria de Vídeos

Entrevista sobre o Summer Festival

Cobertura de eventos

Desfile 07 de setembro 2017Desfile 07 de setembro 2017

Fotos da Região

História História

Lazer & Entretenimento

LTC Futebol Indoor LTC Futebol Indoor

Nossos espaços publicitários

Banners
Anúncios VIPs
Anúncios em Destaque

Veja nossa tabela de preços completa e escolha a melhor opção no site que apresenta

Resultados Comprovados!





Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :GaropabaMídia
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados