GMIDIA.COM
publicidade

Experiência inovadora da Rede TOBTerra é destaque na II Jornada de Turismo Social


Experiência inovadora da Rede TOBTerra é destaque na II Jornada de Turismo Social Nestas próximas segunda e terça-feira, dias 09 e 10 de outubro de 2017, Florianópolis sedia a II Jornada de Turismo Social, realizada pelo Sesc em Santa Catarina, no Hotel Sesc Cacupé. Com o tema “Turismo e Sustentabilidade Ambiental: contribuições, paradoxos e desafios para o desenvolvimento sustentável”, o evento propõe uma reflexão sobre a atividade turística como uma estratégia eficaz de conscientização e preservação ambiental. O objetivo é ampliar a compreensão do conceito de Turismo Sustentável e compartilhar boas práticas que valorizam o aspecto inclusivo, humanista e sustentável.

A Jornada de Turismo Social do Sesc está em sintonia com o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em reconhecimento ao setor. “Enquanto atividade produtiva, o turismo possibilita a geração de empregos e renda aos segmentos envolvidos, ampliando oportunidades de ocupação e de inclusão de trabalhadores e de seus ofícios. À medida que as pessoas viajam, o diálogo e o entendimento são ampliados, bem como, a edificação da unidade na diversidade de cultura e de valores dos povos que se encontram”, declara Andréia Gouvêa Calian, gerente de Turismo Social do Sesc em Santa Catarina.
A programação trará pesquisadores e profissionais com expertise na área, para ministrar workshops sobre temas atuais voltados à atividade turística e painéis sobre ética, bem comum e meio ambiente, que vão traçar paralelos entre conceito e a prática do turismo sustentável. Também serão apresentadas experiências inovadoras, que ilustram o enfoque ambiental praticado em diversos segmentos do turismo. Entre estas, a desenvolvida pela Rede TOBTerra - Turismo de Observação de Baleias por Terra, que desde 2015 oportuniza os participantes de seus roteiros Eco-culturais a vivenciarem, além das belezas naturais dos costões, praias, dunas e lagoas paradisíacas e da observação terrestre de Baleias-francas, alguns dos atrativos culturais mais emblemáticos do território Costa Catarina (formado pelos municípios de Imbituba, Garopaba e Paulo Lopes), produzidos por comunidades locais que de coração aberto mostram aos visitantes suas artes e saberes tradicionais.
O TOBTerra é uma rede de pessoas e entidades desenvolvendo um Turismo de Base Comunitária e Cultural (TBC), integrada por várias entidades e atores, incluindo a Associação de Desenvolvimento Territorial Costa Catarina (ADTC), condutores ambientais autônomos e associados do Coletivo Taiá Terra, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a Associação Amigos do Meio Ambiente para a Ecologia, o Turismo e o Desenvolvimento Sustentável (AMA), a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e as Secretarias municipais de Turismo e Cultura das Prefeituras de Garopaba e Imbituba, entre outras instituições.
Entre os produtos e serviços da Rede destacam-se os roteiros eco-culturais, que integram 3 atrativos: (a) receptivos culturais das comunidades de artesãos, da pesca artesanal e da agricultura familiar (maioria associados da ADTC); (b) trilhas ecológicas acompanhadas por condutores ambientais locais; e (c) observação terrestre de Baleias Francas e outros animais. Estes passeios incluem visitação a engenhos, alambiques, comunidades quilombolas, ranchos de pesca e artesanato local, além de trilhas com condutores ambientais em meio a paisagens de dunas, lagoas, ilhas, costões, praias paradisíacas, história local, sítios arqueológicos, flora e fauna típicas. Oportunizam também a observação de Baleias por terra, um espetáculo a parte!

Segundo Tatiana Scherer, que participou recentemente de um dos roteiros, “não vimos baleias, mas o passeio superou todas as expectativas.. ouvir as histórias da comunidade Quilombola, conhecer a horta orgânica, as artes maravilhosas da família das esteiras, testemunhar o conhecimento do Vô Zeca sobre o Alambique e Engenho artesanal passando para o filho Biluca e agora o neto Luiz Fernando, é muita emoção.. as lágrimas correram meus olhos várias vezes.. o turismo tem que reforçar este trabalho e não deixar nossos valores, tradições e cultura desaparecerem.. ”.

A experiência desenvolvida pela Rede TOBTerra e parceiros com Turismo de Base Comunitária e Cultural (TBC), através dos roteiros eco-culturais, vai ser apresentada na II Jornada de Turismo Social nesta segunda-feira, dia 09 de outubro, a partir das 14 h. A programação detalhada, inscrições e informacões para os próximos roteiros e demais atrividades da Rede TOBTerra temporada 2017 podem ser conferidas na página do TOBTerra no facebook, pelo email redetobterra@gmail.com ou pelo cel/zap (48) 991339857. As inscrições e a programação detalhada da II Jornada de Turismo Social podem ser acessadas pelo site www.sesc-sc.com.br/jornada



Fernando Bitencourt       09/10/2017 As 16:25:32


Fotos da notícia Experiência inovadora da Rede TOBTerra é destaque na II Jornada de Turismo Social

Boletim das Ondas

Veja o boletim completo

Praia da Barra

A ondulação de Sudeste predomina e as ondas quebram nos picos de Norte com boa formação. As dicas são Rosa, Ferrugem e Silveira. Boas ondas e a...


Teknocar Garopaba Elétrica Automotiva


Teknocar Garopaba Elétrica Automotiva

S.O.S. Baterias 24h - Auto elétrica - Conserto de teto solar - Auto Socorr...

Galeria de Vídeos

Garopaba Run Adventure

Cobertura de eventos

Campeonato Sub 15 2017Campeonato Sub 15 2017

Fotos da Região

Turismo Turismo




Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :GaropabaMídia
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados