GMIDIA.COM

Projeto Monitoramento Mirim Costeiro de Garopaba é finalista de prêmio no Equador

Para defender o prêmio, o projeto precisa de ajuda financeira


Projeto Monitoramento Mirim Costeiro de Garopaba é finalista de prêmio no Equador O Monitoramento Mirim Costeiro está sendo reconhecido, mais uma vez. Entre os dias 22 e 24 de agosto, em Guayaquil, no Equador, três educadores do projeto representarão Garopaba no Prêmio Latinoamericano Verde - o maior para iniciativas socioambientais do continente. A iniciativa é finalista na categoria Oceanos, pelo importante trabalho de monitoramento realizado nas Praias de Garopaba. Mas para chegar até lá precisa de ajuda.

Para viabilizar a viagem da equipe ao Equador e defender o projeto diante da banca que definirá o vencedor, são necessários R$6.968, utilizados basicamente nas passagens dos agentes. “Nós já conseguimos a estadia com uma brasileira residente de Guayaquil e vamos cozinhar para reduzir os custos, mas precisamos do deslocamento”, explica a coordenadora do projeto, Caroline Schio.

A rede de ativismo Minha Garopaba criou uma campanha para ajudar nessa luta. No www.garopabanoequador.minhagaropaba.org.br, é possível fazer uma doação. “O prêmio coloca a iniciativa numa rede de apoio e financiamento internacional, além de ser mais um destaque para o município de Garopaba, que vem inspirando outras cidades brasileiras”, diz o texto da página.

monitoramentoQuatro anos de educação e preservação
O Monitoramento Mirim Costeiro é um projeto pioneiro de Educação para conscientização e preservação das praias e proteção da vida marinha na costa brasileira. Desde 2012, já foram beneficiados 1.500 alunos de 12 escolas de Garopaba, além de envolver mais de 30 educadores da rede de ensino.

A iniciativa é promovida pela Associação Comunitária Amigos do Meio Ambiente para a Ecologia, o Desenvolvimento e o Turismo Sustentáveis (AMA), apoiada pelas Secretarias Municipais de Educação e de Turismo de Garopaba e pela Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF), e monitora sete, das nove praias do município. Isso inclui a instalação de placas informativas nas principais vias de acesso às praias, anualmente atualizadas, gerando um banco de dados que não seria possível sem a existência do projeto.

Devido a sua eficácia, a iniciativa já recebeu outros prêmios, como "Inovação e Criatividade na Educação Básica", promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e o "Prêmio Mérito Educacional", da cidade de Garopaba.

Pequenos monitores
O trabalho dos estudantes inclui o estudo das características das praias - tipo de areia, largura e inclinação da praia, fauna e flora existente, variação do nível da maré, ondulação, condições climáticas no dia de campo, análise da qualidade da água do mar e dos córregos que desembocam nas praias -, o monitoramento dos resíduos sólidos na areia e a avaliação da infraestrutura existente para atender aos turistas e ao mesmo tempo garantir o mínimo de impacto ambiental neste ambiente.



No site dá para acompanhar todo o trabalho realizado pelo projeto, que defende as práticas na beira da praia e no ambiente escolar como ferramentas de aprendizado sobre os problemas socioambientais atuais pelas crianças. A manutenção e a expansão do Monitoramento Mirim Costeiro dependem de investimentos e segundo Carol, o Prêmio Latinoamericano Verde é uma grande oportunidade de chamar a atenção. “Nós queremos expandir esse projeto para outras regiões do Brasil e também da América Latina e esse evento reúne financiadores, entidades governamentais e também da ONU. É o momento de fazer contatos e, quem sabe, estabelecer parcerias”, afirma.

Fonte: Minha Garopaba / Monitoramento Mirim Costeiro



Glaucia Damazio       09/08/2017 As 16:57:32


Fotos da notícia Projeto Monitoramento Mirim Costeiro de Garopaba é finalista de prêmio no Equador

publicidade

Boletim das Ondas

Veja o boletim completo

Praia do Centro

O mar baixou, as ondas quebram com meio metro nas séries, nada de especial, mas, valendo a brincadeira. As dicas são os picos de Norte, Rosa, Ferru...


Planeta Água Distrib.Água Mineral, Gás e Bebidas em Geral.


Planeta Água Distrib.Água Mineral, Gás e Bebidas em Geral.

PLANETA ÁGUA - DISTRIBUIDOR EXCLUSIVO DA ÁGUA MINERAL DA GUARDA EM GAROPA...

Cobertura de eventos

Click do leitor de julhoClick do leitor de julho

Fotos da Região

Gastronomia Gastronomia

Lazer & Entretenimento

IKC - Ibiraquera Kite Center IKC - Ibiraquera Kite Center




Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por:GaropabaMídia
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados