GMIDIA.COM
Placas e Lacres para Veículos e Motos
publicidade

Garopaba: Breve notícia sobre o início da ocupação


Garopaba: Breve notícia sobre o início da ocupação O início da ocupação de um determinado espaço pelo homem é significativo para se ter uma ideia de sua trajetória. No caso de Garopaba, vamos considerar a chegada dos açorianos como ponto de partida, embora se tenha noticias da circulação de espanhóis na região e provavelmente de outras regiões. O motivo principal para considerar a vinda dos açorianos como base do início da ocupação do território do que atualmente é Garopaba é a fixação e ocupação sistemática do espaço visando a posse do território, sem desconsiderar que o local deve ter sido amplamente visitado pela facilidade de acesso para descanso, aguada e reparo das embarcações. A presença dos navegantes da embarcação de D. Rodrigo que aqui teria aportado é ainda motivo de debates.

Vilson Farias nos estudos que realizou sobre a Freguesia da Enseada de Brito indica que a partir de 1784 já consta proprietário de sesmarias em Garopaba e apresenta inclusive uma relação de famílias que aqui habitavam. Autores como Paulo Miguel Brito (Memória Politica Sobre a Capitania de Santa Catarina), Monsenhor Pizarro (Memorias Históricas do Rio de Janeiro), Walter Piazza (Santa Catarina sua história) e Osvaldo Cabral (História de Santa Catarina) indicam a fundação da armação baleeira de Garopaba como marco da ocupação de Garopaba pelos portugueses entre os anos de 1793-1795.

Os livros de registro da Freguesia da Enseada de Brito registram o dia 3 de agosto de 1795 como o primeiro batismo na Capela da armação baleira de Garopaba então vinculada à Freguesia e o Santos Silva na obra Memórias da Capitania de Santa Catarina apresenta vários registros dentre os quais a chegada de Manoel Marques Guimarães em janeiro de 1795 para aquisição das terras para a armação além de registros relacionados às atividades da própria armação. Outro registro importante é o relato da passagem de Semple Lisle por Garopaba em 1797 como nos indica no Relato de Viajantes Estrangeiros nos séculos XVIII e XIX, Martins Afondo de Haro. Outros autores como Lucas Boiteux também tratam do tema.

Considera-se então que os dados disponíveis sustentam que a presença dos portugueses, que já haviam expulsado ou escravizados os indígenas que aqui viviam, com a instalação da armação baleeira passa a uma ocupação regular do território de Garopaba, cuja atividade principal era inicialmente a pesca da baleia, embora o plantio e a criação de animais além da pesca em geral tenham constituído atividades significativas para a sobrevivência da população local. Ressalte-se que Garopaba constituiu importante ponto de contato para navegantes em geral pela facilidade de acesso das embarcações.

É importante relembrar que a existência da armação baleeira ainda se faz presente no espaço do centro histórico. O sobrado ao lado da igreja São Joaquim e a própria Igreja que foi Capela da armação são marcos bem visíveis desta presença e ainda podem-se constatar vários vestígios através dos muros na praça e ao lado sul da Igreja que são evidencias do passado além de outros pontos do centro histórico.

Levantamos assim alguns elementos que indicam a chegada dos primeiros portugueses que se fixaram em Garopaba sem esquecer que o território foi ocupado por indígenas e ainda outras sociedades no passado, tema que deve melhor explorado.



João Pacheco de Souza       07/06/2017 As 14:11:29


energia limpa, gratuita, inesgotável e sustentável
publicidade

Serralheria em garopaba


Serralheria em garopaba

Serralheria em Garopaba. Queiroz Serralheria. Portas e Portões de Ferro co...

Galeria de Vídeos

Praia de Garopaba

Cobertura de eventos

Ferrugem x FerrazFerrugem x Ferraz

Fotos da Região

Fotos de Garopaba Garopaba

Lazer & Entretenimento

Gaia Village Projeto Ambiental Gaia Village Projeto Ambiental

Nossos espaços publicitários

Banners
Anúncios VIPs
Anúncios em Destaque

Veja nossa tabela de preços completa e escolha a melhor opção no site que apresenta

Resultados Comprovados!





Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :GaropabaMídia
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados