GMIDIA.COM
Banner Topo Home + VIP bonificação
publicidade

Garopaba: Breve notícia sobre o início da ocupação


Garopaba: Breve notícia sobre o início da ocupação O início da ocupação de um determinado espaço pelo homem é significativo para se ter uma ideia de sua trajetória. No caso de Garopaba, vamos considerar a chegada dos açorianos como ponto de partida, embora se tenha noticias da circulação de espanhóis na região e provavelmente de outras regiões. O motivo principal para considerar a vinda dos açorianos como base do início da ocupação do território do que atualmente é Garopaba é a fixação e ocupação sistemática do espaço visando a posse do território, sem desconsiderar que o local deve ter sido amplamente visitado pela facilidade de acesso para descanso, aguada e reparo das embarcações. A presença dos navegantes da embarcação de D. Rodrigo que aqui teria aportado é ainda motivo de debates.

Vilson Farias nos estudos que realizou sobre a Freguesia da Enseada de Brito indica que a partir de 1784 já consta proprietário de sesmarias em Garopaba e apresenta inclusive uma relação de famílias que aqui habitavam. Autores como Paulo Miguel Brito (Memória Politica Sobre a Capitania de Santa Catarina), Monsenhor Pizarro (Memorias Históricas do Rio de Janeiro), Walter Piazza (Santa Catarina sua história) e Osvaldo Cabral (História de Santa Catarina) indicam a fundação da armação baleeira de Garopaba como marco da ocupação de Garopaba pelos portugueses entre os anos de 1793-1795.

Os livros de registro da Freguesia da Enseada de Brito registram o dia 3 de agosto de 1795 como o primeiro batismo na Capela da armação baleira de Garopaba então vinculada à Freguesia e o Santos Silva na obra Memórias da Capitania de Santa Catarina apresenta vários registros dentre os quais a chegada de Manoel Marques Guimarães em janeiro de 1795 para aquisição das terras para a armação além de registros relacionados às atividades da própria armação. Outro registro importante é o relato da passagem de Semple Lisle por Garopaba em 1797 como nos indica no Relato de Viajantes Estrangeiros nos séculos XVIII e XIX, Martins Afondo de Haro. Outros autores como Lucas Boiteux também tratam do tema.

Considera-se então que os dados disponíveis sustentam que a presença dos portugueses, que já haviam expulsado ou escravizados os indígenas que aqui viviam, com a instalação da armação baleeira passa a uma ocupação regular do território de Garopaba, cuja atividade principal era inicialmente a pesca da baleia, embora o plantio e a criação de animais além da pesca em geral tenham constituído atividades significativas para a sobrevivência da população local. Ressalte-se que Garopaba constituiu importante ponto de contato para navegantes em geral pela facilidade de acesso das embarcações.

É importante relembrar que a existência da armação baleeira ainda se faz presente no espaço do centro histórico. O sobrado ao lado da igreja São Joaquim e a própria Igreja que foi Capela da armação são marcos bem visíveis desta presença e ainda podem-se constatar vários vestígios através dos muros na praça e ao lado sul da Igreja que são evidencias do passado além de outros pontos do centro histórico.

Levantamos assim alguns elementos que indicam a chegada dos primeiros portugueses que se fixaram em Garopaba sem esquecer que o território foi ocupado por indígenas e ainda outras sociedades no passado, tema que deve melhor explorado.



João Pacheco de Souza       07/06/2017 As 14:11:29


Confira nossas ofertas!!
publicidade

Garopaba Internacional - Plantão de Vendas.


Garopaba Internacional - Plantão de Vendas.

A melhor Infraestrutura de lazer está aqui! Um grande parque de águas; p...


H2O SUSHI BAR


H2O SUSHI BAR

Desde 2006, o H2O Sushi Bar oferece os mais variados tipos de pratos orient...

Galeria de Vídeos

6º Festival SurfEco Garopaba

Cobertura de eventos

Quermesse Garopaba 2018 4º diaQuermesse Garopaba 2018 4º dia

Fotos da Região

Fotos de Ecologia Ecologia

Lazer & Entretenimento

Paulo - Velas e Caiaques Paulo - Velas e Caiaques

Nossos espaços publicitários

Banners
Anúncios VIPs
Anúncios em Destaque

Veja nossa tabela de preços completa e escolha a melhor opção no site que apresenta

Resultados Comprovados!





Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :GaropabaMídia
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados