GMIDIA.COM
Confira Nossas Ofertas
publicidade

Garopa Literária traz natureza, natureza humana e literatura

O autor Santiago Nazarian é o responsável pela mesa, que promete ir na direção que o público quiser


Garopa Literária traz natureza, natureza humana e literatura Até o início do Garopa Literária, em junho, o GMídia vai mostrar um pouquinho sobre os autores que farão parte do festival. Quem abre a série é Santiago Nazarian, paulista, às vésperas de completar seus 40 anos, nove livros publicados.

No blog onde conversa com o leitor como quem conversa com um amigo de longa data, Santiago descreve seu projeto literário como "existencialismo bizarro", no qual mescla questões atemporais da literatura existencialista com cultura pop, trash, humor negro e horror. O autor tem obras publicadas em vários países da América Latina e Europa e direitos vendidos para cinema e teatro. Em 2003, ganhou o Prêmio Fundação Conrado Wessel de Literatura com seu romance de estreia. Em 2007, foi eleito um dos escritores jovens mais importantes da América Latina pelo júri do Hay Festival em Bogotá, Capital Mundial do Livro. Além de escritor, é tradutor, roteirista e colabora em diversos periódicos. Em julho, ele lança o romance Neve Negra, pela Companhia das Letras. Confira a entrevista para o GMídia.

GMídia: Quando e como começou a tua carreira literária?
Santiago Eu comecei a publicar em 2003, porque ganhei um concurso para romances inéditos, em que a premiação era a publicação. Eu tinha dois romances já escritos, engavetados; escrevia por prazer, mas não sabia se já estava pronto, nunca tinha tentado publicar e achei que o concurso poderia ser um bom termômetro. Com o livro premiado, publicado, fui bater na porta dos jurados, tentar entender como o meio funcionava, e principalmente manter a porta aberta para a publicação do próximo. Nisso, já são nove publicados.

GMídia: Por que tu escreves?
Santiago Para poder criar meu próprio universo, um universo em que me sinto confortável.

GMídia: Qual foi a maior barreira que já encontraste na tua caminhada profissional?
Santiago Acho que foi a constatação da limitação do meio – que eu não iria mesmo chegar a todos os lugares que desejava, que o alcance da literatura é limitado e que dentro dele meu alcance seria ainda menor. Aprender a lidar com essa frustração, e seguir em frente é difícil. Muita gente publica dois ou três livros, vê que a resposta não é a que esperava, e desiste. Mas em mim permaneceu ao menos o prazer no processo, a vontade de fazer independente do resultado, assim prossigo.

GMídia: Conheces Garopaba? Qual a expectativa sobre o Festival?
Santiago Conheço razoavelmente o litoral catarinense, já morei em Florianópolis, adoro a região, mas Garopaba mesmo só conheço de passagem. Então vai ser uma ótima oportunidade de tirar esse atraso.

GMídia: Podes dar um conselho literário para os estudantes garopabenses?
Santiago O que importa é o processo, os resultados são sempre discutíveis. Faça por prazer; se você tiver prazer no processo, vai continuar fazendo, independentemente do que colher.

GMídia: Uma palhinha do que vai acontecer na tua mesa “Natureza, natureza Humana e Literatura:
Santiago Sempre prefiro ficar aberto ao que o mediador quiser propor, o público. Espero o melhor de vocês.

Neve NegraA mesa de Santiago Nazarian - Natureza, natureza humana e literatura - acontece no dia 8 de junho (quinta-feira), das 16h30min às 17h30min. **A palestra é parte SEMANA DO MEIO AMBIENTE DO IFSC CAMPUS GAROPABA, é gratuita e não precisa de inscrição.** Abaixo, você confere um breve convite de leitura para cada uma de suas obras, publicado no blog do autor.

Neve Negra Companhia das Letras, 2017 - EM BREVE!
Na noite mais fria do ano, na cidade mais fria do Brasil, um renomado artista plástico enfrenta dúvidas sobre a identidade de seu filho de sete anos. Obra com os direitos já vendidos para o cinema.

Biofobia Editora Record, 2014
Após o suicídio da mãe, um decadente cantor de rock herda uma casa de campo e tem de enfrentar seu medo da natureza. Também está sendo adaptado para o cinema e teatro.

Mastigando Humanos Editora Record, 2013 * Ediciones Ambulantes (Espanha), 2013 * La Lignea (Itália), 2013 * Editora Nova Fronteira, 2006
Um improvável romance psicodélico narrado por um jacaré de esgoto. Adotado no PNBE (2008) e leitura obrigatória do vestibular da UEPB em 2013.

Garotos Malditos Editora Record/Galera, 2012
Neste romance juvenil conhecemos Ludo, um adolescente descolado que vai estudar num colégio para monstros. Obra contemplada no programa Petrobrás Cultural.

Pornofantasma Editora Record, 2011
Volume de contos longos de sexo e morte. Várias de suas histórias foram publicadas também separadamente em antologias na Alemanha, Espanha, Colômbia, México, Estados Unidos e Hungria.

O Prédio, o Tédio e o Menino Cego Editora Record, 2009
Bizarro romance de formação em que sete meninos entrando na adolescência se apaixonam por uma professora infanticida.

Feriado de Mim Mesmo Editora Planeta, 2005
Um thriller minimalista no qual um solitário tradutor acredita que seu apartamento está sendo invadido. Também foi adaptado para o teatro e tem seus direitos vendidos ao cinema.

A Morte Sem Nome Editora Planeta, 2004 * Editora Palavra (Portugal), 2005
Romance narrado por uma suicida serial - uma mulher que se mata a cada capítulo de uma forma.

Olívio Editora Talento, 2003
Estreia na literatura com um romance urbano sobre um jovem sem grandes aspirações que cai numa noitada de sexo, drogas e morte. Prêmio Fundação Conrado Wessel de Literatura 2003.
-----------------------****---------------------------------------------------*****---------------
**Informação atualizada em 11/05 às 15h11min.



Glaucia Damazio       10/05/2017 As 14:04:45


Fotos da notícia Garopa Literária traz natureza, natureza humana e literatura

Boletim das Ondas

Veja o boletim completo

Praia da Barra

O vento sopra forte e a formação das ondas está prejudicada na maioria dos picos da região. As dicas são os picos de Norte: Rosa, Silveira e Fer...


Flats no Rosa


Flats no Rosa

Oferecemos Casas e Flats com bom nível para atender hóspedes exigentes. ...

Cobertura de eventos

Quinta Sertaneja Skye Pub ParadorQuinta Sertaneja Skye Pub Parador

Fotos da Região

História História

Lazer & Entretenimento

Planetinha Kids Planetinha Kids




Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por:GaropabaMídia
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados