GMIDIA.COM
Restaurante e Pizzaria
publicidade

1924 – 1930: Garopaba pertence a Imbituba

Coluna do pesquisador João Pacheco


1924 – 1930: Garopaba pertence a Imbituba A linha do tempo permite um primeiro olhar sobre a trajetória de um município ou nossa vida. Constata-se que no período de 1924 a 1930, Garopaba torna-se distrito de Imbituba, que se separa de Laguna e passa constituir um novo município. Padre Besen em seu livro sobre os 150 anos da Paróquia de Garopaba cita como possível motivação para a supressão de Garopaba, entre outros municípios, pode ter sido a derrota do candidato do governador para o cargo de superintendente de Garopaba (cargo que tinha as atribuições que atualmente são do prefeito).

Mesmo sendo um período de seis anos, esta vinculação, é de se deduzir que a perda da condição de município, na época denominado Villa, representou uma perda de protagonismo político e redução de atividades de cunho administrativo e econômico que por certo impactou a vida dos garopabense. A documentação disponível no Arquivo Público de Santa e em outras instituições que são responsáveis pela guarda de documentos indicam alguns fatos interessantes. O que reitera a necessidade e importância de se organizar um arquivo público em Garopaba para a guarda e disponibilização de documentos sobre aspectos da vida cotidiana nos diversos períodos de tempo.

Mapa

A lei 1451, de 30 de agosto de 1923, suprimiu vários municípios inclusive Garopaba, que passou a ser integrante do município de Imbituba. A instalação ocorreu em 1 de janeiro de 1924, data em que ocorreu a eleição e posse Superintende e demais conselheiros do novo município conforme ata publicada ao lado. Destaca-se que esta eleição teve Junta Apuradora dos votos os juízes de paz de Garopaba, Paulo Lopes, Mirim e Vila Nova, sendo o representante de Garopaba o senhor Francisco Pacheco de Souza, tendo sido eleito para Superintendente o senhor Álvaro Catão.

Destacamos dentre os documentos consultados no Arquivo Público de Santa Catarina referentes a este período, para uma breve ilustração, os ofícios 712 e 808 enviados pelo Presidente da Província de Santa Catarina ao Superintendente de Imbituba, de 26 de outubro e de 23 de novembro respectivamente. Eles tratam do pagamento de valores devidos a Adelaide Rosa de Jesus pelo aluguel do prédio onde funcionou a superintendência de Garopaba e o seguinte que determina a guarda do arquivo do município de Garopaba. Se foi efetivado o pagamento da dívida e procedido a guarda da documentação ainda não se sabe, mas são pistas interessantes que podem ajudar a localizar onde funcionou a superintendência e quem sabe localizar a mencionada documentação e assim se perceber aspectos que podem ter significado importante para época e para o presente.

A respeito da vinculação de Garopaba à Imbituba ainda não se localizou documentos que possam indicar aspectos que permitam inferir possíveis implicações como o deslocamento de órgãos públicos por exemplo e que o prosseguimento da pesquisa pode trazer evidencias que possam explicar o que representou a perda do status político e suas implicações no cotidiano da população e entender como se deram novos arranjos entre os grupos que disputavam o poder em Garopaba. É interessante destacar a ata de 10 de dezembro de 1930 enviada ao Governador que instalou o Partido Aliancista de Garopaba encabeçado por Antonio Ignacio da Silva e Daniel dos Reis Faraco, que era filho do padre Faraco. A vinculação de Garopaba à Imbituba será interrompida através do decreto 25 de 11 de dezembro de 1930, que definiu que Garopaba a partir de então passa a pertencer a Palhoça, situação que se estende até 30 de dezembro de 1961 quando é instalado novamente o município de Garopaba.

O que pretendemos é conclamar as pessoas para atuarem no sentido de que sejam realizados estudos e ações para que se produza conhecimentos sobre a história de Garopaba e desta forma se dispor dados e lições que possam ser aproveitadas no presente.

Créditos: Arquivo pessoal



João Pacheco de Souza       29/04/2017 As 16:22:51


Fotos da notícia 1924 – 1930: Garopaba pertence a Imbituba


Serralheria em garopaba


Serralheria em garopaba

Serralheria em Garopaba. Queiroz Serralheria. Portas e Portões de Ferro co...

Galeria de Vídeos

6º Festival SurfEco Garopaba

Cobertura de eventos

Quermesse Garopaba 2018 4º diaQuermesse Garopaba 2018 4º dia

Fotos da Região

Fotos de História História

Lazer & Entretenimento

Cascata Encantada Cascata Encantada




Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :GaropabaMídia
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados