GMIDIA.COM

Iniciou na Segunda Feira (17) a vacinação contra a gripe em Garopaba

A Policlínica Central e a Unidade do Campo Duna estão vacinando diariamente


Iniciou na Segunda Feira (17) a vacinação contra a gripe em Garopaba A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) em Garopaba estará sendo realizada no período de 17 de abril a 19 de maio, sendo o dia 6 de maio o dia “D” de mobilização nacional. Uma das novidades neste ano é que os professores da rede municipal de ensino estarão recebendo a vacina, tendo em vista seu contato diário com crianças, e pessoas da comunidade.
Os grupos prioritários para vacinação são as crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Nesse total também estão incluídos os professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, conforme a ampliação da população alvo anunciada este ano pelo Ministério da saúde em ação conjunta com o Ministério da Educação. O objetivo é reduzir o risco da influenza para outras pessoas na escola, considerando que os ambientes de ensino, assim como todos onde houver aglomeração de pessoas, representam risco para a disseminação do vírus da gripe, especialmente naqueles sem ventilação natural.

A vacinação será oferecida gratuitamente em todas as salas de vacina da rede pública de saúde para os grupos prioritários até o final da campanha. A meta é alcançar uma cobertura de pelo menos 90% do público-alvo.

Prevenção contra a gripe precisa ser lembrada

A gripe pode ser transmitida de forma direta por meio de secreções das vias respiratórias de uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar. Outra maneira é a transmissão por meio indireto, ou seja, pelas mãos, que após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem levar o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos. “O vírus da gripe pode permanecer por horas no ambiente, principalmente em superfícies tocadas frequentemente por várias pessoas, como corrimões, interruptores de luz, maçanetas, carrinhos de supermercado, entre outros”, ressalta Vanessa Vieira da Silva.

O compartilhamento de materiais escolares, brinquedos, canetas, teclados de computador, por exemplo, também contribui para a transmissão. Por isso, segundo Vanessa, é importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar o álcool gel, e evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após o contato com essas superfícies.

É importante ficar atento aos sintomas da gripe, que, em geral, são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares. “Quem estiver com febre alta, tosse e falta de ar deve procurar uma unidade de saúde em até 48 horas”, alerta Vanessa. O tratamento precoce com medicamentos antivirais ajuda a evitar a evolução para formas graves que podem levar a internação e até mesmo ao óbito.



Rui Barcellos       19/04/2017 As 11:30:25


Boletim das Ondas

Veja o boletim completo

Praia do Centro

O vento sopra forte e a formação das ondas está prejudicada na maioria dos picos da região. As dicas são os picos de Norte: Rosa, Silveira e Fer...


DRª Gabriela Dalrosso


DRª Gabriela Dalrosso

Cirurgiã-Dentista Excelência, bem estar e tecnologia para sua saúde.

Galeria de Vídeos

Entrando no Mar - Eduardo da Silva

Cobertura de eventos

Campeonato Municipal de Futebol 2017Campeonato Municipal de Futebol 2017

Fotos da Região

Turismo Turismo

Lazer & Entretenimento

Diversão Girassol Diversão Girassol

Nossos espaços publicitários

Banners
Anúncios VIPs
Anúncios em Destaque

Veja nossa tabela de preços completa e escolha a melhor opção no site que apresenta

Resultados Comprovados!





Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por:GaropabaMídia
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados