GMIDIA.COM
publicidade

TobTerra

a verdadeira Garopaba


TobTerra UM DOS MOVIMENTOS mais inteligentes que vi aqui é a da Rede de Turismo de Observação de Baleias por Terra, o TobTerra. Não se trata só de observar as baleias de lugares privilegiados, engloba o conhecimento da vida nesta região, das comunidades de artesãos, o conhecimento das trilhas ecológicas, o contato com a agricultura familiar e a riqueza ambiental desse lugar.
Dia 30 de julho foi abertura oficialmente a temporada 2016 com um roteiro importante. Começou com a trilha do Siriu, onde os participantes puderam apreciar e aprender sobre a vegetação de restinga em meio a paisagens de dunas, ilhas, lagoas, costões e praias paradisíacas. No Macacu a visita ao Sr. Sebastião, que confecciona esteiras usando material típico da região, um artista do povo. Na sequência, os participantes do roteiro foram recepcionados com um almoço característico da Comunidade Quilombola do Morro do Fortunato no bairro Macacu, uma experiência de uma riqueza que não se pode medir. Produtores locais apresentaram artesanatos típicos, doces, biscoitos, produtos da agricultura orgânica. Moradores contaram histórias da escravatura e da trajetória dessa comunidade reconhecida como remanescente da cultura Quilombola, protegida por lei e apoiada por projetos federais. Lugar muito importante.
Após o almoço, visita ao Alambique e Engenho de Sr. José Constâncio onde é produzida cachaça orgânica e artesanal, açúcar mascavo, melado, farinha e outros derivados de mandioca.
Não é só a farinha, as esteiras, a maior riqueza é o contato com essas pessoas e suas histórias.
A observação das baleias nos diversos costões do litoral fechou com chave de ouro esse primeiro roteiro do ano. A importância desse contato com a realidade local é extraordinário, aplausos para a TobTerra e a rede de colaboradores, como a Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA) A EPAGRI, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a Associação de Desenvolvimento Territorial de Santa Catarina (ADTC), o Projeto Gaia Village, condutores ambientais autônomos e associados ao Taiá Terra, o apoio do SEBRAE através do projeto Rota da Baleia, e as Prefeituras de Garopaba e de Imbituba, entre outras instituições.
Um trabalho inteligente, moderno, ecológico, que merece nosso aplauso.
A bióloga Caroline Schio, coordenadora da rede TobTerra é felicidade e preocupação.
Diante das notícias veiculadas nos jornais e redes sociais de uma possível volta da observação de baleias por barcos, declara: “nosso litoral oferece mirantes naturais ideais para a observação de Baleias por terra, a melhor forma de admirar nossas dóceis visitantes sem molestá-las.”
A riqueza cultural dessa Rede não tem limites. Valorizando o artesanato e as produções locais, a história dessa gente, suas conquistas e sua magia.
A oportunidade de conhecer esse outro lado de Garopaba é uma maravilha.
O fotógrafo Walter Caira, uma nova conquista da cidade, apoiou o roteiro produzindo imagens de alto nível técnico e de beleza.
Só podemos apoiar projetos como esse, que engrandecem cada vez mais o fato de se morar aqui, se conhecendo a cidade e seus arredores por dentro, conhecendo seus sábios e filósofos, seus pescadores descendentes de atividades milenares, sua sabedoria e a sua magia.





Paulo Ricardo Botafogo       06/08/2016 As 20:45:20


Confira as ultimas da Turma
publicidade

Academia da Lagoa


Academia da Lagoa

Horário: Seg a Sex - 7:00 às 22hs - Sábado - 8:00 às 11:00hs Planos: M...


Beleza Pura Salão de Beleza e Perfumaria


Beleza Pura Salão de Beleza e Perfumaria

Corte de cabelo unisex, manicure e pedicure, hidratação, cristalização,...

Galeria de Vídeos

Rosa Norte nessa manhã de sexta feira S...

Cobertura de eventos

Ferraz x Vera CruzFerraz x Vera Cruz

Fotos da Região

Fotos de Cultura Cultura

Lazer & Entretenimento

Tob Terra Tob Terra

Nossos espaços publicitários

Banners
Anúncios VIPs
Anúncios em Destaque

Veja nossa tabela de preços completa e escolha a melhor opção no site que apresenta

Resultados Comprovados!





Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :GaropabaMídia
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados