GMIDIA.COM
Confira Nossas Ofertas
publicidade

Eu te amo, Garopaba !

faz tempo


Eu te amo, Garopaba ! Eu te amo, Garopaba!
Em 1992 cheguei do Rio para fotografar a Baleia Franca. Meu primeiro impacto foi Paulo Lopes. Quando desci do ônibus, aquele nordestão assoprava e uma grande bola de capim rodava pelas ruas, dando um ar de filme de faroeste. Adorei. Peguei uma condução para a Praia da Gamboa. No caminho me deslumbrei. Eu nunca tinha visto uma praia rural. Era pra ser só alguns dias de trabalho. Entretanto, algo mudou. Numa das noites, escutei o meu coração. Fiquei. Poucos meses depois meus livros e meus discos chegaram num caminhão. A alma já estava aqui, escolheu por mim. Os anos passaram e meu trabalho ficou cada vez mais apaixonado. Aprendi muito, e mais, sem a natureza não somos nada. Apenas uma ilusão.
Inicialmente foram as baleias. Elas que me ensinaram sons que não conhecia já na primeira noite por aqui. E foram elas que me surpreenderam com seu tamanho e tamanha doçura já no primeiro dia nas praias que são delas. Depois de alguns anos na Gamboa, me mudei para Garopaba, e lá vivi ao lado de amigos a maior e mais séria aventura de toda minha vida. A criação do Fundo Vira-Lata, uma ONG de proteção e direito animal que me trouxe muita alegria e dor. A primeira que a cidade conheceu. E nós fomos até o limite. Deixamos sementes que frutificam até hoje. E essa, com certeza, foi a coisa mais importante que fiz na minha vida.
E como dizem, a primeira impressão é a que fica. Pois bem, em todos esses anos que vivo por aqui, é a primeira imagem que não me sai da memória. Os campos, os animais, as montanhas. Do alto do morro me virei pra ver o mar. Verde azulado, agitado, batendo forte nas pedras, produzindo cores. A luz do sol mostrava nuvens num fundo azul. A Praia da Gamboa com a Praia da Guarda lá ao fundo. As montanhas sobrenaturais. O Paraíso. Nenhum prédio. Nenhum carro. Nesse momento senti que estava num dos lugares mais lindos do mundo.
E podia ficar melhor. Fui atrás do meu clique perfeito, "onde estão as baleias?", me perguntei. E de repente a Baleia Franca surgiu das águas na minha frente. Um imenso edifício. Meu ar parou. Foi tão grande o impacto que a câmera não se mexeu das minhas mãos. Era a vez de sentir. Um misto de fascinação e medo. Quando ela caiu de lado no mar, a pedra na qual estava tremeu sob meus pés (ou fui eu que tremi?). Era a baleia mãe, que em breves minutos reapareceria ali na frente, ao lado de seu bebê. Olhei para os lados à procura de alguém, mas estava sozinho, eu e Deus, rindo de mim. Quão pequenos podemos ser.
Cenas como essas não tem replay na vida. A tão sonhada foto teve que esperar anos para acontecer. O ballet da Baleia Franca, a dança fascinante com seu filhote passou a ser a minha obsessão como fotógrafo. Todos os anos procuro registrar um pouco desse universo tão deslumbrante, sutil e poderoso. Porque um fotógrafo não se aposenta, ele tem que evoluir. Vivo a arte, persigo a beleza, sabendo que nossa maior riqueza é a natureza. E por isso (também) obrigado, Garopaba. Eu te amo.



Paulo Ricardo Botafogo       16/06/2016 As 23:31:45


publicidade

Estofaria Atelier dos Estofados Garopaba


 Estofaria Atelier dos Estofados Garopaba

Estofaria em Garopaba, localizada na SC 434 no bairro Palhocinha, entre a e...


INNOVATIO SUSTINERI - DECOR CONCEPT


INNOVATIO SUSTINERI - DECOR CONCEPT

Somos uma loja para clientes, arquitetos e profissionais interessados em de...

Galeria de Vídeos

Surf Rosa Sul

Cobertura de eventos

Finais campeonato Municipal 2018Finais campeonato Municipal 2018

Fotos da Região

Fotos de Gastronomia Gastronomia

Lazer & Entretenimento

ASKG Associação de Skate de Garopaba ASKG Associação de Skate de Garopaba

Nossos espaços publicitários

Banners
Anúncios VIPs
Anúncios em Destaque

Veja nossa tabela de preços completa e escolha a melhor opção no site que apresenta

Resultados Comprovados!





Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :GaropabaMídia
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados