GMIDIA.COM
http://www.pousadagamboa.com.br/
publicidade

Maior escola do município de Blumenau vem a Garopaba em busca da experiência de uma década de educação voltada ao meio ambiente.


Maior escola do município de Blumenau vem a Garopaba em busca da experiência de uma década de educação voltada ao meio ambiente. Na tarde do dia 25 de abril, professores representando as escolas municipais do Pinguirito, Jandira da Silva, Maria Ferreira Couto, Areias de Ambrósio, Centro Educacional Ibiraquera e também da Escola Especial Renascer receberam, no Gaia Village, grupo de 42 professores da Escola Básica Municipal Machado de Assis do município de Blumenau. O intuito da visita foi de conhecer a experiência de Garopaba em projetos ambientais no âmbito escolar, desenvolvidos no contexto do Programa Mostra Prof. José Lutzenberger.



Atualmente sob Direção da Bióloga Denise Mass, a Machado de Assis tem 106 anos e um corpo técnico de 117 funcionários que atendem cerca de 1.400 alunos do pré ao 9º ano do ensino fundamental. De acordo Jucélia Wolframm, Coordenadora de Projetos, este ano a vivência em projetos ambientais dar-se-á sobre cinco temas: resíduos sólidos; horta; compostagem; águas; e, energias alternativas. Decorre daí o interesse em conhecer a prática das escolas de Garopaba.



Foi apresentada aos visitantes a trajetória de uma década da Mostra Lutz, promovida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Fundação Gaia, Gaia Village e AMA, que juntos e com apoio da comunidade buscam estimular a construção da sustentabilidade ambiental nos espaços escolares. Um profícuo debate e troca de experiências demonstrou as potencialidades de replicar-se o programa que, segundo palavras dos professores de Blumenau, se destaca “pela abrangência das ações, determinação dos professores e merendeiras e, especialmente, pelo diferencial do trabalho em rede que se desdobra continuamente como política ambiental do município”.

Foram apresentadas as fragilidades e contribuições positivas do programa, do qual participam 100% das escolas do município de Garopaba. Testemunhos de professores e relatos sobre experiências marcantes pelos consultores da Mostra Lutz, presentes Kico, Ramon e Aline. A equipe da EBM Machado de Assis teve a oportunidade de interagir com a Exposição sobre vida e obra de Lutzenberger, contada através de 18 banners, e uma pequena Mostra ambiental montada na sala de educação ambiental do Gaia Village - maquetes de captação de água da chuva e composteira, pufs de caixa de leite, papel reciclado, artesanato com elementos da natureza, sacolas retornáveis e jogos pedagógicos criados a partir de material reciclado, que ilustram alguns dos projetos desenvolvidos pelas escolas garopabenses. Para recordar levaram histórias na memória, sementes de plantas nativas, sabão feito com óleo de cozinha e marcadores de livros criados pelos alunos de Garopaba a partir de material reciclado, lembranças que simbolizam algumas práticas das escolas.



GMIDIA       27/04/2012 As 13:27:50


Boletim das Ondas

Veja o boletim completo

Praia do Centro

As ondas quebram com boa formação nos picos de Norte. As dicas são: Rosa, Ferrugem e Ibiraquera. Boas ondas e até amanhã!


Fazenda Rio Encantado


Fazenda Rio Encantado

Pesque e Pague, viveiros para pesca, bar e restaurante, piscinas, churrasqu...

Galeria de Vídeos

Simphonya Khoros - Trem das Onze

Cobertura de eventos

Final Campeonato Amador de FutebolFinal Campeonato Amador de Futebol

Fotos da Região

Gastronomia Gastronomia

Lazer & Entretenimento

Viva Ibira - Turismo Ecológico Viva Ibira - Turismo Ecológico

Nossos espaços publicitários

Banners
Anúncios VIPs
Anúncios em Destaque

Veja nossa tabela de preços completa e escolha a melhor opção no site que apresenta

Resultados Comprovados!





Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :GaropabaMídia
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados