Promovido pela Secretaria Municipal de Educação e facilitado pela Coordenação do Curso de Licenciatura Educação do Campo da UFSC, o evento reuniu a comunidade escolar para debater o Projeto Político Pedagógico das escolas da zona rural.
Na constatação de que atualmente a maioria dos educadores que trabalham nas escolas classificadas como rurais saem diariamente dos centros urbanos para lecionar nestas escolas e voltam no final do dia para a cidade, nasceu o Curso de Licenciatura da UFSC, em 2008. Ele busca criar mecanismos de formação de educadores com enraizamento nas identidades, formas de produção e culturas do campo. Para tal, propicia a participação de seus alunos na construção e desenvolvimento do projeto pedagógico das escolas situadas distantes dos centros urbanos.
Neste sentido, o Curso fomenta a construção de um Projeto Político Pedagógico que propicie à comunidade escolar do campo identificar-se e reconhecer-se como tal. Estabelecer uma metodologia de educação específica que respeite o cotidiano da terra, vivências e experiências de quem vive distante do ambiente urbano é meta do Curso coordenado por Beatriz Hanff que esteve com o grupo de professores de Garopaba.
Ao final do dia, os participantes avaliaram o encontro como uma oportunidade para reeducar o olhar sobre a realidade do campo, percebendo-a como fonte de saberes com estreita conexão e respeito aos ciclos da natureza, já esquecidos pelos centros urbanos, que tem hoje sua sobrevivência dependente do campo, responsável pela produção e abastecimento de alimentos e insumos para manutenção da vida e status das cidades.
Nossos espaços publicitários
Banners
Anúncios VIPs
Anúncios em Destaque
Veja nossa tabela de preços completa e escolha a melhor opção no site que apresenta
Resultados Comprovados!