GMIDIA.COM

Dia do trabalhador doméstico é comemorado nesta quarta-feira

Durante a pandemia, muitos empregados domésticos ficaram sem trabalho e com dificuldades financeiras para manter a família


Dia do trabalhador doméstico é comemorado nesta quarta-feira Nesta quarta-feira (22) se comemora o Dia do Trabalhador Doméstico. A data foi instituída internacionalmente em 1921, mas não se configura como feriado no Brasil.

Conforme se conta, a data surgiu quando o empregado norte-americano Joe Paul Simenn, que trabalhava em uma mansão na Califórnia, disse aos patrões que precisava de folga por se tratar do Dia do Serviçal. Ele teria feito isso porque queria visitar uma filha que estava muito doente e não tinha conseguido a dispensa do trabalho.

A partir daí, 22 de julho tornou-se um dia simbólico para lembrar a luta por condições de trabalho mais justas. O serviço doméstico é realizado por milhões de brasileiros, a maioria esmagadora mulheres e chefes de família.

De acordo com a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, divulgada em 30 de janeiro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica), o número de trabalhadores domésticos chegou a 6,356 milhões em 2019.

A série de dados começou a ser feita em 2012 pelo Instituto e esse foi um número recorde desde então, tendo em vista o elevado índice de desemprego brasileiro. Para fugir dele, muitos acabam optando por procurar trabalho como empregados domésticos, mesmo que a grande maioria – 4,598 milhões – permaneça na informalidade.

Em novembro de 2019, quando foi feito o levantamento, apenas 1,757 milhão de domésticos trabalhava com carteira assinada.

Ordem no caos

Se por um lado, os trabalhadores domésticos enfrentam dificuldades para se manter com a queda na renda, as famílias que ficaram sem o serviço tiveram que rever suas rotinas. Além do home office, em muitos casos foi necessário incluir os cuidados com a casa, a comida e os filhos, em tempo integral.

Para dar conta de limpar, cozinhar, lavar, passar e ainda trabalhar em casa, o casal Adriana e Marco Aurélio da Silva, residentes no município de Tijucas, teve que se reorganizar. Por quase dois meses, eles dispensaram a faxineira que vinha toda semana. “Foi uma economia de R$ 600 mensais, mas em compensação teve dias que virou um caos”, conta Adriana.

O casal passou a fazer quase tudo. “Limpamos a casa, calçadas, banheiros, quintal. As janelas ficavam para o fim de semana, mas aí já estávamos cansados e acabamos deixando para lá”, diz ela.

A solução foi dividir as tarefas: enquanto ele ficava encarregado de tirar o lixo, cuidar dos cachorros e do quintal e ir ao mercado, ela cuidava das roupas e do almoço. A limpeza da casa foi dividida. “Mas não dá para limpar tudo de uma vez, senão ficamos o dia todo limpando”, afirma.

Enquanto ela manteve a jornada de 8 horas diárias de trabalho em casa, o marido teve redução para 6 horas, mas com dificuldade de atender todas as demandas. “Tem que ter muita disciplina para parar de trabalhar, porque tem demanda o tempo todo”, afirma o analista de planejamento.

Agora, a diarista voltou, com os cuidados para evitar a contaminação. “Ela usa máscara o tempo todo e quando limpa algum cômodo em que estamos, a gente sai para manter o distanciamento”, conta Adriana.

FONTE: ND Mais



Samuel Cardoso Damazio       22/07/2020 As 10:40:07


Confira nossas ofertas
publicidade

Supermercado Silveira - Pinguirito


Supermercado Silveira - Pinguirito

Açougue, padaria, frios, bebidas, vinhos, artigos de praia, brinquedos, et...


Girassol Energia Solar Fotovoltaica Garopaba


Girassol Energia Solar Fotovoltaica Garopaba

A Girassol é a primeira empresa a trazer para Garopaba a opção de energi...

Galeria de Vídeos

Chegando na Praia de Garopaba ao som do ...

Cobertura de eventos

Lagoa de IbiraqueraLagoa de Ibiraquera

Fotos da Região

Fotos de História História

Lazer & Entretenimento

Meri Assessoria Esportiva Meri Assessoria Esportiva

Nossos espaços publicitários

Banners
Anúncios VIPs
Anúncios em Destaque

Veja nossa tabela de preços completa e escolha a melhor opção no site que apresenta

Resultados Comprovados!





Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :Afiliado Digital
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados