GMIDIA.COM
Banner Topo Home + VIP bonificação
publicidade

Evento Final da 18 Edição do Programa de Educação Ambiental José Lutzenberger

Mais de 3mil estudantes fizeram parte dos projetos ao longo do ano


Evento Final da 18 Edição do Programa de Educação Ambiental José Lutzenberger O evento de encerramento, denominado Mostra Lutz, é o momento das Escolas de Garopaba apresentarem o resultado dos projetos e ações desenvolvidas ao longo do ano. Nessa Edição, o evento retomou seu formato original e foi realizado durante dois dias: 28 e 29 de novembro,tendo por local o IFSC – Campus Garopaba, que dispôs de sua infraestrutura e apoio de pessoal para melhor receber o público.

O 1º dia, exclusivo para receptivo dos 7 Centros de Educação Infantil e o 2º dia para receptivo das 16 escolas de ensino fundamental. A sala multiuso transformou-se em sala de projeção dos 17 vídeos escolares e palco de apresentações dos estudantes. O hall, cantina e pátio acolheram estandes dos Centros de Educação Infantil, escolas e das 15 instituições parceiras: Instituto Federal Santa Catarina/Campus Garopaba (IFSC), UNISUL, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina/IMA, Secretaria Municipal de Saúde/ Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Educação / Equipe Nutrição, Instituto Australis, Projeto Cetáceos, Instituto Monitoramento Mirim Costeiro, Instituto Ekko Brasil, R3 Animal, Coletivo Semente, APAE, Cooperativa de Reciclagem de Palhoça, Ciranda da Arte, Associação de Condutores e Guias de Garopaba e Imbituba, que apresentaram seus projetos na área socioambiental e interagiram com o público visitante, através de expositores, distribuição de mudas, experimentos, materiais táteis, óculos realidade virtual, jogos, oficinas de reciclagem, brincadeiras e dinâmicas despertando interesse e integrando aproximadamente 3.200 estudantes das 22 Escolas que se fizeram presentes no evento e do público visitante.

Destaque para as novidades dessa Edição:
NOME  Espaço pedagógico e lúdico de inclusão para pessoas com deficiências e autismo, sob orientação da Escola Especial Renascer/ APAE
 Mini Palestras: inspirado nas TEDTalks, modelo de conferencia que surgiu na Califórnia com capacidade de compartilhar ideias e inspirar pessoas, estudantes de 7 a 14 anos apresentaram seus projetos escolares, em consonância com os temas dos ODS, através de mini palestras (de 3 a 5 min) para os estudantes do IFSC
 Caminhão da Ciência (UNISUL) com oficinas sobre energia fotovoltaica, energia eólica, biofilme e biodiesel.
 Laboratórios do IFSC aberto aos visitantes para explorar coleção de insetos, moluscos, crustáceos e répteis.

Na ocasião foi entregue lembrança do Programa de Educação Ambiental, que consistiu de uma orquídea Laelia purpurata, flor símbolo de Santa Catarina, em homenagem à memória do Orquidófilo Manfredo Hubner. E ainda:

Esse ano os projetos ambientais escolares trazem o tema dos
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, propostos pela ONU, como fio condutor das práticas escolares.

O que são os ODS?
Os 17 ODS estabelecem práticas a serem adotadas pelos governos,
empresas, escolas e sociedade civil para fomentar o desenvolvimento sustentável no mundo. É um processo global com ações nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico, infraestrutura, industrialização, cultura
de paz e parcerias.

NOMEPara saber mais sobre a Mostra Lutz:
É uma parceria entre Prefeitura Municipal de Garopaba, Fundação
Gaia e Projeto Ambiental Gaia Village, hoje com apoio da Evoluos
Foundation. A Mostra faz parte do Programa de Educação Ambiental Prof. José Lutzenberger que integra o calendário escolar de Garopaba, constituindo-se em política permanente de educação ambiental.
O Programa de Educação Ambiental tem por estratégia promover,
apoiar e orientar projetos de caráter ambiental, desenvolvidos pelas unidades escolares.  Estimula a reflexão sobres as realidades das diversas comunidades pelos jovens, que propõem soluções replicáveis a partir dos recursos existentes. Engloba 100% da Rede de Ensino (municipal e privada): são 22 escolas, cerca de 330 professores e mais de 3.200 estudantes.

Fonte: Projeto Gaia



Glaucia Rosa Damazio       05/12/2019 As 15:36:38


Fotos da notícia Evento Final da 18 Edição do Programa de Educação Ambiental José Lutzenberger

publicidade

K2 STUDIO - Cabelo - Manicure - Pedicure - Terapeuta Corporal em Garopaba


K2 STUDIO - Cabelo - Manicure - Pedicure - Terapeuta Corporal em Garopaba

ANDERSON QUARESMA Hair Stylist: Corte masculino R$ 25,00, barba, corte femi...


DEDETIZADORA DD SUL


DEDETIZADORA DD SUL

"Olá, somos a Dedetizadora D.D. Sul, especialistas no controle de pragas u...

Fotos da Região

Fotos de Ecologia Ecologia

Lazer & Entretenimento

Tantra Praia do Rosa Tantra Praia do Rosa




Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :Afiliado Digital
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados