GMIDIA.COM
materiais que respeitem o meio ambiente
publicidade

RELEMBRANDO DATAS COMEMORATIVAS DE GAROPABA

O dia 9 de dezembro de 1830 foi a data em que Garopaba foi elevada à condição de Freguesia


RELEMBRANDO DATAS COMEMORATIVAS DE GAROPABA Datas comemorativas são estabelecidas para recordar feitos, conquistas, uma profissão ou uma personalidade e envolvem questões culturais e históricas, tornando-as relevantes para uma comunidade e as vezes são transformadas em feriado e em Garopaba não é diferente. Algumas datas são representativas. Destacamos algumas destas datas de cunho histórico que em nosso entendimento envolvem significados em relação aos estágios de ordem politico-administrativas e que podem merecer uma maior atenção pela população.
O dia 9 de dezembro de 1830 foi a data em que Garopaba foi elevada à condição de Freguesia através de um decreto publicada no diário da Assembleia Geral, correspondente à Câmara de Deputados na atualidade. Freguesia é a menor divisão administrativa em Portugal e no antigo Império Português ou ainda Povoação, do ponto de vista eclesiástico. Até 1830 Garopaba era um Arraial (lugar com baixa população) que pertencia à Freguesia de Nossa Senhora do Rosário da Enseada de Brito desde 1750. Portanto, o ato legal tem um valor histórico, pois representa um novo estágio na vida administrativa e política de Garopaba, embora a instalação da Freguesia venha ocorrer efetivamente em 1848 com a nomeação do Padre Vicente Cordeiro como Pároco, a partir da publicação da lei 231, de 13 de maio de 1846.
A data de 7 de março de 1890 marca um novo estágio político-administrativo: Garopaba é elevada a condição de Vila. Sendo povoação, que não sendo ainda uma cidade, é em Portugal sede de concelho político ou importante centro setorial económico, social e cultural, a que foi dada essa categoria intermediária. Pode-se equipar com a condição de município no inicio do período republicano no Brasil. O dia 7 de junho de 1890 registra a instalação da Vila com a posse do Conselho da Intendência composto por cinco (5) membros. O livro 1980 São Joaquim de Garopaba reproduz atas do mencionado Conselho bem como a sua composição entre 1890 e 1923. A Vila se reveste de significado histórico, pois ganha autonomia para criar e cobrar impostos bem como definir leis e implantar órgãos municipais para atender as necessidades da população além de outros aspectos.
Os dias 19 e 30 de dezembro de 1961 também expressam momentos importantes para Garopaba. Dia 19 marca a publicação da lei 795 que cria o município de Garopaba até então Distrito de Palhoça desde 1930 e o dia 30 registra a instalação do novo município com a pose do senhor Jorge Pacheco de Souza como prefeito provisório e se inicia um novo estágio da trajetória histórica de Garopaba. Assim se conta com várias datas de significado comemorativo.



João Pacheco de Souza       24/10/2019 As 21:47:37


Viva Bicho - Clínica Veterinária e Pet Shop - Plantão 24 horas


Viva Bicho - Clínica Veterinária e Pet Shop - Plantão 24 horas

Clínica Veterinária e Loja especializada em Cães e Gatos: Alimentos, Med...


Sugar Desentupidora e Limpa Fossa


Sugar Desentupidora e Limpa Fossa

LIMPA FOSSA e DESENTUPIDORA. Dedetização e Hidrojateamento Atendemos Garo...

Galeria de Vídeos

Bela por natureza e com altas ondas, Pra...

Cobertura de eventos

Garopaba nessa noite fria, bela por natu...Garopaba nessa noite fria, bela por natureza

Fotos da Região

Fotos de Garopaba Garopaba

Lazer & Entretenimento

Welcome Brazil Welcome Brazil

Nossos espaços publicitários

Banners
Anúncios VIPs
Anúncios em Destaque

Veja nossa tabela de preços completa e escolha a melhor opção no site que apresenta

Resultados Comprovados!





Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :Afiliado Digital
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados