GMIDIA.COM
publicidade

Esgoto: sim, temos a solução!


Esgoto: sim, temos a solução! A cidade de Garopaba está vivendo um momento decisivo. Dependendo da forma de tratamento de esgoto que for implantado estaremos ou condenando-a a ser um aglomerado urbano poluidor e insustentável ou elevando-a a um patamar de cidade bem planejada que mantém qualidade de vida e segurança para os moradores. 
Por que dizemos isto? Porque se o esgoto do centro for direcionado para sistemas de tratamento que desembocarão no rio Linhares e na Lagoa da Encantada nada segurará o crescimento dos prédios na região do centro, aumentando mais e mais a geração de esgotos, o que exigiria o aumento da capacidade das estações de tratamento. A proposta da CASAN tem uma ETE (Estação de tratamento de Efluentes) que já é subdimensionada para o esgoto que é produzido hoje no verão no centro da cidade, imaginem com o aumento dos prédios! Qual a qualidade de tratamento que teríamos no efluente que seria jogado na Lagoa da Encantada?
Além disso, a Lagoa da Encantada produz camarão e peixes que dependem do fechamento da barra para fazerem seu ciclo de crescimento no interior da lagoa. Os cálculos que fizemos nos mostram que a quantidade de efluentes que seria lançado na lagoa poderia fazer com que a barra não mais fechasse. Ou seja, tanto pela qualidade quanto pela quantidade de efluentes, a proposta da CASAN condena a Lagoa da Encantada, sua pesca e seu turismo. 
Aí entra uma questão de ética e moral que envolve o tratamento dos esgotos: é justo que outros bairros sejam penalizados para tratar o esgoto do centro de Garopaba? Com certeza a resposta é não. 
E a boa notícia é que existe uma solução  que é aplicável no centro e em todos os outros bairros: tratamento em uma ETE, tal como proposto pela CASAN, seguida de sistemas de zonas de raízes descentralizadas com posterior infiltração do efluente tratado no subsolo, o que produz ainda o efeito de contenção do avanço da cunha salina. Esta alternativa é economicamente viável e promove justiça socioambiental.  A tubulação e estações elevatórias que já foram instaladas no centro serão aproveitadas. Esta proposta foi elaborada por pessoas da cidade junto com técnicos especialistas e foi avalizada por 24 associações de moradores de Garopaba. Já foi entregue para a CASAN, para a Prefeitura Municipal e para o Ministério Público Federal em 2017.  A Guarda do Embaú está caminhando para implantar sistemas deste tipo também.
Conheça a proposta neste link e participe deste debate. 
https://drive.google.com/file/d/0B-IfaF5wS0KXM0tRWlBPN0RYeGc/view



Fernando Bitencourt       10/05/2019 As 11:40:23


Confira as ultimas da Turma
publicidade

Segbem Corretora de Seguros


Segbem Corretora de Seguros

Buscando sempre oferecer uma consultoria em seguros e atender às necessida...


TEAHUPOO PIZZARIA


TEAHUPOO PIZZARIA

Pizza em Garopaba. Pizzas salgadas e doces. Forno a lenha. Horário de at...

Galeria de Vídeos

Pescadores Fakes devem sair do cadastro ...

Cobertura de eventos

Quermesse Garopaba 2018 4º diaQuermesse Garopaba 2018 4º dia

Fotos da Região

Fotos de História História

Lazer & Entretenimento

Planetinha Kids Planetinha Kids

Nossos espaços publicitários

Banners
Anúncios VIPs
Anúncios em Destaque

Veja nossa tabela de preços completa e escolha a melhor opção no site que apresenta

Resultados Comprovados!





Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :GaropabaMídia
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados