GMIDIA.COM
Restaurante e Pizzaria
publicidade

Esgoto: sim, temos a solução!


Esgoto: sim, temos a solução! A cidade de Garopaba está vivendo um momento decisivo. Dependendo da forma de tratamento de esgoto que for implantado estaremos ou condenando-a a ser um aglomerado urbano poluidor e insustentável ou elevando-a a um patamar de cidade bem planejada que mantém qualidade de vida e segurança para os moradores. 
Por que dizemos isto? Porque se o esgoto do centro for direcionado para sistemas de tratamento que desembocarão no rio Linhares e na Lagoa da Encantada nada segurará o crescimento dos prédios na região do centro, aumentando mais e mais a geração de esgotos, o que exigiria o aumento da capacidade das estações de tratamento. A proposta da CASAN tem uma ETE (Estação de tratamento de Efluentes) que já é subdimensionada para o esgoto que é produzido hoje no verão no centro da cidade, imaginem com o aumento dos prédios! Qual a qualidade de tratamento que teríamos no efluente que seria jogado na Lagoa da Encantada?
Além disso, a Lagoa da Encantada produz camarão e peixes que dependem do fechamento da barra para fazerem seu ciclo de crescimento no interior da lagoa. Os cálculos que fizemos nos mostram que a quantidade de efluentes que seria lançado na lagoa poderia fazer com que a barra não mais fechasse. Ou seja, tanto pela qualidade quanto pela quantidade de efluentes, a proposta da CASAN condena a Lagoa da Encantada, sua pesca e seu turismo. 
Aí entra uma questão de ética e moral que envolve o tratamento dos esgotos: é justo que outros bairros sejam penalizados para tratar o esgoto do centro de Garopaba? Com certeza a resposta é não. 
E a boa notícia é que existe uma solução  que é aplicável no centro e em todos os outros bairros: tratamento em uma ETE, tal como proposto pela CASAN, seguida de sistemas de zonas de raízes descentralizadas com posterior infiltração do efluente tratado no subsolo, o que produz ainda o efeito de contenção do avanço da cunha salina. Esta alternativa é economicamente viável e promove justiça socioambiental.  A tubulação e estações elevatórias que já foram instaladas no centro serão aproveitadas. Esta proposta foi elaborada por pessoas da cidade junto com técnicos especialistas e foi avalizada por 24 associações de moradores de Garopaba. Já foi entregue para a CASAN, para a Prefeitura Municipal e para o Ministério Público Federal em 2017.  A Guarda do Embaú está caminhando para implantar sistemas deste tipo também.
Conheça a proposta neste link e participe deste debate. 
https://drive.google.com/file/d/0B-IfaF5wS0KXM0tRWlBPN0RYeGc/view



Fernando Bitencourt       10/05/2019 As 11:40:23


Compre seu celular aqui, faça manutenção!!
publicidade

Pousada Gamboa


Pousada Gamboa

Localizada no extremo norte de Garopaba e ao sul de Florianópolis, a Praia...


ANA DEPILAÇÃO E ESTÉTICA


ANA DEPILAÇÃO E ESTÉTICA

Depilação com cera quente de mel e a laser. Atendimento com hora marcada...

Galeria de Vídeos

Mormaii Brasiliense de Surf 2018

Cobertura de eventos

Ferraz x EncantadenseFerraz x Encantadense

Fotos da Região

Fotos de Cultura Cultura

Lazer & Entretenimento

Escola De Tai Chi Chuan Wuhe  Escola De Tai Chi Chuan Wuhe

Nossos espaços publicitários

Banners
Anúncios VIPs
Anúncios em Destaque

Veja nossa tabela de preços completa e escolha a melhor opção no site que apresenta

Resultados Comprovados!





Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :GaropabaMídia
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados