GMIDIA.COM
materiais que respeitem o meio ambiente
publicidade

Tecnologia Social de Garopaba é replicada em São Paulo

Esta é a primeira parceria fora do estado de Santa Catarina da Tecnologia Social do IMMC


Tecnologia Social de Garopaba é replicada em São Paulo A parceria entre o Centro Esportivo e Recreativo Itamambuca (CERE), do município de Ubatuba (SP), e o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC), de Garopaba, já começou! Entre os dias 25 e 29 de abril, a equipe de educadores do IMMC esteve em São Paulo para ministrar um curso de 30 horas para a capacitação de 12 profissionais na Tecnologia Social Monitoramento Mirim Costeiro. O curso abrangeu oceanógrafos, biólogos e geólogos e professores das escolas municipais.

O CERE-Itamambuca vai desenvolver o Projeto Liga Norte oferecendo atividades educacionais, culturais e socioambientais para cerca de 500 crianças. Ainda neste ano, serão realizadas 32 oficinas educativas para crianças de três escolas municipais de Ubatuba e do CERE de Itamambuca. Esta é a primeira parceria fora do estado de Santa Catarina da Tecnologia Social do IMMC.

NOMECompartilhando aprendizado
No primeiro dia de atividades (25), foi formada uma rodada de apresentações da equipe e das ferramentas de pesquisa utilizadas nas saídas a campo, alguns tipos de areias e minerais, frascos com animais marinhos e explicada como é a metodologia de pesquisa pioneira de monitoramento de praias que é aplicada junto às crianças de 4ª e 5ª série das 12 escolas municipais de Garopaba. Em seguida, o grupo foi para a prática de monitoramento de praia. Na orla fizeram a marcação da maré, a rosa dos ventos, a análise da areia, peneiraram e separaram o que é natural da praia (conchas, vegetação, animais mortos, etc) do que não é (resíduos) e colocaram nas bandejas; realizaram os testes de qualidade da água, ph, balneabilidade e anotaram todos os dados desta saída a campo nas planilhas de pesquisa.

Dentre as ações do Projeto Liga Norte está a replicação da Tecnologia Social do Monitoramento Mirim Costeiro para 120 crianças de quatro comunidades da região Norte de Ubatuba (SP). O projeto é uma iniciativa do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Ubatuba (CMDCA) e será realizado pelo CERE em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social.

NOMESobre o IMMC
Desde 2012, o IMMC desenvolve com as 12 Escolas Municipais de Garopaba o programa pioneiro de educação socioambiental, certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil e reconhecido como Instituição de Inovação e Criatividade na Educação Básica no Brasil pelo Ministério da Educação -MEC. O programa educativo envolve as crianças com os atuais problemas socioambientais relacionados aos oceanos, fomentando experiências de aprendizagem prática no ambiente costeiro. A garotada torna-se pesquisadora e monitora mirim do litoral onde vive, conhecendo as características deste ecossistema, a cultura local e as atividades socioeconômicas exercidas na comunidade. Foram formados 1.870 ‘guardiões dos oceanos’ e impactadas mais de 30 mil pessoas.

O trabalho já virou referência na área de educação ambiental local, mas também recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais. Conquistou algumas premiações como: o Prêmio IGK – A grande jogada social, do Instituto Guga Kuerten 2017, na categoria Ação Educativa Ambiental, ganhou em Guayaquil (Equador) o Prêmio América Latina Verde 2017 na categoria ‘Oceanos’, tendo concorrido com mais de 2.400 projetos de 36 países da América Latina, e foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef 2018, entre outras condecorações.

Na sede do IMMC, no centro histórico da cidade, as pessoas podem visitar o Mini Museu do Mar e aprender sobre a biodiversidade marinha da região, além de brincar com os jogos eco educativos, ler livros e ver vídeos sobre os oceanos que estão disponíveis na ‘Oceanoteca’. Também são desenvolvidas atividades socioeducativas e culturais para as crianças, como oficinas de arte e expedições científicas pela costa de Garopaba, a partir de 5 anos de idade. A sede fica localizada na Rua Aderbal Ramos da Silva, 46, centro histórico da cidade.

Fonte: Cris Guimarães/Comunicação e Marketing IMMC



Glaucia Rosa Damazio       08/05/2019 As 09:51:01


Fotos da notícia Tecnologia Social de Garopaba é replicada em São Paulo

energia limpa, gratuita, inesgotável e sustentável
publicidade

Estofaria Atelier dos Estofados Garopaba


 Estofaria Atelier dos Estofados Garopaba

Estofaria em Garopaba, localizada na SC 434 no bairro Palhocinha, entre a e...


Casa no Rosa - Maricléia Antônio


Casa no Rosa - Maricléia Antônio

Excelente casa com pátio amplo e fechado, portão eletrônico, internet, c...

Cobertura de eventos

Quermesse Garopaba 2018 5º diaQuermesse Garopaba 2018 5º dia

Fotos da Região

Fotos de Garopaba Garopaba

Lazer & Entretenimento

Gaia Village Projeto Ambiental Gaia Village Projeto Ambiental




Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :Afiliado Digital
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados