GMIDIA.COM

Iniciativa convida a comunidade para controle populacional das piteiras

A planta serve como matéria prima para artesanato com técnicas variadas


Iniciativa convida a comunidade para controle populacional das piteiras Você já a conhece e já deve ter admirado a sua beleza. Mas a famosa Piteira ou Agave é, em nossa região, uma ameaça à vegetação nativa e à biodiversidade. “A agavaceae Furcraea foetida, uma das espécies mais encontradas aqui na região, está na lista oficial de Espécies Exóticas Invasoras reconhecida pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), que precisa ser erradicada”, explica a Eco-educadora e Relações Internacionais, Jéssica Dondoni. “Elas são originais do Caribe e uma vez introduzidas aqui, reproduzem-se descontroladamente, ameaçando habitats naturais, e causando impactos econômicos, sociais e ambientais”, completa.

Ainda que sejam invasoras, a retirada das Agaves não pode ser feita de qualquer forma. “Embora não sejam espécies nativas, elas exercem um determinado papel no ambiente em que se encontram. Por isso, é necessário que se faça o estudo e o manejo técnico das plantas, para evitar impactos negativos, como a erosão do solo, por exemplo”, explica a Engenheira Ambiental Glenda Fauth. “As espécies também são muito parecidas. Existem mais de 200 agaves e nem todas estão na lista de ameaças. Por isso, o acompanhamento capacitado garante que a espécie correta seja retirada”, completa. A orientação geral é que não se plante, mesmo no quintal de casa, uma piteira sem a consulta a um profissional da área ambiental.

NOMETransformando a planta em arte
O Atelier do Agave, em parceria com o Bar do Zado, está oferecendo oficinas de artesanato para ensinar, gratuitamente, a produção de peças com os resíduos gerados pela retirada das Agaves, como folhas e o tronco. A ação tem a autorização para a poda e o apoio da Defesa Civil. Interessados em aprender sobre a extração da matéria prima, técnicas de artesanato ou apenas em ajudar no estudo e manejo das plantas podem fazer contato pelo fone 4042.2921ou pela página Ateliê do Agave, no Facebook.

Foto: Divulgação Atelier do Agave



Glaucia Rosa Damazio       07/05/2019 As 13:16:03


Fotos da notícia Iniciativa convida a comunidade para controle populacional das piteiras

publicidade

Cachoeira do Macacu - Centro de Lazer e Restaurante


Cachoeira do Macacu - Centro de Lazer e Restaurante

Cachoeira em Garopaba. A 5 km do centro de Garopaba a Cachoeira do Macacu c...


Pousada Nanaco


Pousada Nanaco

A Pousada Nanaco está localizada no Centro de Garopaba. Dispõe de 24 suí...

Fotos da Região

Fotos de Garopaba Garopaba

Lazer & Entretenimento

Pico da Tribo Pico da Tribo




Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :Afiliado Digital
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados