GMIDIA.COM
publicidade

Comunidade denuncia casas na Praia da Barra em Garopaba

Manifestação acontece neste domingo e toda a comunidade é convidada


Comunidade denuncia casas na Praia da Barra em Garopaba Diversas associações representativas dos municípios da região se uniram e entregaram ao Ministério Público Federal uma denúncia pedindo o embargo e a demolição das 17 casas localizadas na orla da Praia da Barra de Garopaba. A documentação contém laudos técnicos desenvolvidos por diferentes especialistas que trabalham na preservação dos ecossistemas da região da Encantada.

“A nossa região é uma das poucas do mundo que possui uma bacia hidrográfica completa. Nós temos a nascente, as cachoeiras, os braços de rio, a lagoa e a ligação com o mar. Uma diversidade enorme de espécies de fauna e flora depende da preservação desta área, além de estarmos falando de água, o maior bem do ser humano”, defende o Presidente da Associação Comunitária dos Moradores da Encantada e representante dos Pescadores da Lagoa da Encantada, Everton David, o Preto. “Nós precisamos que sejam imediatamente retiradas todas as contenções para recuperar a praia e retirar todas as casas da duna frontal pra que o mar possa voltar a fazer o ciclo natural dele”, completa.

Participe!
Uma manifestação acontece no próximo domingo (13), na Praia da Barra, às 16h. E o recado da comunidade é claro: “Queremos a demolição e restauração da área até o dia 18 de fevereiro!” Para conter o avanço do mar nas residências, no local, foram colocados sacos de areia e madeiras, que estão sendo levados pelo oceano, gerando toneladas de lixo na orla.

NOMEImportância da recuperação da Praia da Barra
“Sempre que falarmos em preservação ambiental, falamos em risco humano. A degradação do meio ambiente, ou seja, do lugar e de sua qualidade, mais cedo ou mais tarde vai atingir ao ser humano, como em um efeito dominó. A Praia da Barra, além de sua beleza natural, traz um conjunto vivo em si, toda uma fauna e flora marinhas: aves, peixes, mamíferos, artrópodes, moluscos, algas, restinga, etc. Sua geologia, como em toda praia arenosa, é de instabilidade e recorrente construção e destruição sedimentar, com retirada e depósito da areia via a dinâmica marinha praial. Ventos, ondas, marés e correntes resumem o trabalho físico que leva e traz as areias da praia, restinga e fundo marinho.

A importância de preservar a Praia da Barra, além da proteção da vida que dela depende, e das questões de instabilidade sedimentar da praia com dinâmica de alta energia, vem do risco humano em se edificar em um local instável. As casas que invadiram a restinga da duna frontal estão caindo. As tentativas de contenção e estabilização do sedimento da duna e do mar, não têm resultado efetivo, e ainda poluem a praia. A degradação da Praia da Barra traz consequências, também, para a região estuarina da própria Barra, berçário marinho para uma grande diversidade de espécies. Há uma perda visível da qualidade ambiental do lugar, e uma necessidade urgente de recuperação da área degrada”, explica a equipe técnica que trabalha na preservação da região.

Foto: Glaucia Rosa Damazio



Glaucia Rosa Damazio       08/01/2019 As 13:44:25


Fotos da notícia Comunidade denuncia casas na Praia da Barra em Garopaba

Aprenda à fazer Doces Personalizados de forma Profissional.


O Melhor e mais Completo Curso de Personalização em Doces Já Visto, do Básico ao Avançado! Truques e Segredos que irão Elevar sua Habilidade em Personalizar Doces! Você nunca viu antes!


Girassol Energia Solar Fotovoltaica Garopaba


Girassol Energia Solar Fotovoltaica Garopaba

A Girassol é a primeira empresa a trazer para Garopaba a opção de energi...

Cobertura de eventos

Ferraz x EncantadenseFerraz x Encantadense

Fotos da Região

Fotos de Turismo Turismo

Lazer & Entretenimento

Tantra Praia do Rosa Tantra Praia do Rosa




Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :GaropabaMídia
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados