GMIDIA.COM
Flavia Machado Teixeira - Arquiteta e Urbanista - Fone 48 91430010
publicidade

Surf


Garopaba é considerada a capital catarinense do surf. Com diversas praias, entre elas, a praia da Silveira e a praia da Ferrugem, fazem uma combinação perfeita para quem procura surf de excelente qualidade, gente bonita e belezas naturais. Sinônimo do estilo de vida dos amantes do surf e dos adoradores das praias, Garopaba tem na maior fabricante de roupas e acessórios de surfwear, a Mormaii, uma marca de projeção no cenário mundial.

Não se sabe exatamente em que momento se deu a origem do surfe, sabe-se porém que esta prática de deslizar sobre as ondas há muito tempo já era praticada pelos povos polinésios, eles que povoaram praticamente todas as ilhas do oceano pacífico, além do litoral pacífico das Américas. Os primeiros relatos do surfe dizem que este foi introduzido no Havaí pelo rei polinésio Tahíto. Outros relatos dão conta de que muito antes dos havaianos, antigos povos peruanos já se utilizavam de uma espécie de canoa, confeccionada de junco, para deslizar sobre as ondas. O primeiro relato concreto da existência do esporte foi feito pelo navegador James Cook, que descobriu o arquipélago do Havaí e viu os primeiros surfistas em ação. Utilizavam-se inicialmente pranchas de madeira confeccionadas para deslizar nas ondas, as pranchas eram fabricadas pelos próprios usuários que se acreditava que ao fabricar sua própria prancha se transmitia todas as energias positivas nela e ao praticar o "esporte" se libertava das energias negativas, porem os primeiros praticantes desse esporte acreditavam que sua pratica seria na verdade um culto ao espírito do mar em sua cultura original.

Na época, o navegador gostou do esporte por se tratar de uma forma de relaxamento, mas as igrejas protestantes desestimularam por mais de cem anos a prática de surfe.

O reconhecimento mundial veio com o campeão olímpico de natação e pai do surfe moderno, o havaiano Duke Paoa Kahanamoku. Ao vencer os jogos de 1912, em Estocolmo, o atleta disse ser um surfista e passou a ser o maior divulgador do esporte no mundo. Com isso o arquipélago e os esportes passaram a ser reconhecidos internacionalmente.

Na década de 1950 o esporte popularizou-se na costa oeste dos E.U.A., tornando-se uma mania entre os jovens, principalmente nas praias do estado da Califórnia. Durante as décadas de 70 e 80 o esporte espalhou-se por todo o mundo, dando início ao profissionalismo e campeonatos tendo dinheiro como prêmio.

A Austrália é o país com o maior número de campeões mundiais. A organização do campeonato mundial é responsabilidade da ASP Associação de Surfistas Profissionais.




Confira as ultimas da Turma
publicidade

Boletim das Ondas

Veja o boletim completo

Praia do Ouvidor

As ondas quebram com boa formação nos picos da região de Garopaba e Praia do Rosa. As dicas são os picos: Rosa, Silveira, Ferrugem, Luz, Vermelha...


H2O SUSHI BAR


H2O SUSHI BAR

Desde 2006, o H2O Sushi Bar oferece os mais variados tipos de pratos orient...

Fotos da Região

Cultura Cultura

Lazer & Entretenimento

Gaia Village Projeto Ambiental Gaia Village Projeto Ambiental




Central de Vendas: contato@garopabamidia.com.br - Garopaba - SC - Brasil


Desenvolvido por :GaropabaMídia
Copyright 2000-2015 GaropabaMidia.com.br - Todos direitos reservados